Criação de secretaria municipal de segurança tem apoio da Justiça e do Estado
Representantes de setores ligados à segurança pública defendem a criação de uma secretaria municipal especificamente para esta área. O assunto é discutido em audiência pública na manhã desta quarta-feira (13) na Câmara Municipal de Campo Grande. A ideia do município é criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Antidrogas. O órgão vai gerenciar, basicamente, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Representantes de setores ligados à segurança pública defendem a criação de uma secretaria municipal especificamente para esta área. O assunto é discutido em audiência pública na manhã desta quarta-feira (13) na Câmara Municipal de Campo Grande.
A ideia do município é criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Antidrogas. O órgão vai gerenciar, basicamente, a Guarda Municipal, a Defesa Civil e a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).
Na visão do chefe da Guarda Municipal, coronel Jhonys Cabreira, a instituição da nova secretaria dará à corporação mais recursos financeiros e estrutura. Além disso, diz ele, um dos requisitos para que os guardas possam usar armas de fogo – autorização dada esta semana pelo governo federal – é justamente a existência de uma pasta no município.
Além do comandante da Guarda Municipal, 80 guardas estão no plenário da Câmara na manhã desta quarta. Representantes do Judiciário, Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) e outros órgãos também acompanham a discussão.
O juiz federal Odilon de Oliveira disse que, diante de cenário com índices altos de violência, é tendência que o município atue no setor de segurança pública, em harmonia com os órgãos estaduais. Segundo ele, o município não pode “desperdiçar a oportunidade (de criar a secretaria), ainda mais com amparo federal”.
Na opinião do secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, a criação da nova pasta municipal vai auxiliar o município a obter recursos, em esfera federal, para o setor. Já a Sejusp, completa ele, terá o papel de interlocutor e parceiro na execução dos projetos.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Jovem tem faca cravada no ombro e pulmão perfurado após briga com namorada
Jovem deve passar por cirurgia
Deu ruim: ladrão rouba loja de celulares e logo depois é capturado por populares em Dourados
Acusado foi levado até a delegacia pelo próprio dono do estabelecimento
[ BASTIDORES ] Flashing lights… Vereador fez sessão de fotos no escuro
Casas de Leis cancelaram atividades após falta temporária de luz
Proposta quer cassar o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul após queda de al-Assad
O relator do projeto é o deputado Rodrigo Valadares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.