A Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS) visita durante o mês de maio cinco escolas estaduais de Campo Grande (MS). Durante a visita serão ministradas palestras e realizados círculos de diálogo com os estudantes.

A programação faz parte do projeto Justiça Restaurativa nas Escolas, que trabalha com a prevenção de conflitos nos colégios, além de diagnóstico de problemas e tentativas de solução. “Durante os círculos de diálogo trabalhamos com as questões de atos violentos e suas conseqüências e buscamos resolver possíveis problemas”, explica a psicóloga do projeto, Valquiria Redua. A equipe conta, ainda, com mais duas psicólogas e uma assistente social.

Em 19 de maio, a Escola Estadual Pe. José Scampini e Escola Municipal Adair de Oliveira recebe a reunião. Alunos do Lar do Pequeno Assis participa em 20 de maio do Círculo de Diálogo e a Escola Estadual Teotônio Vilela em 22 de maio. Mais um Círculo de Diálogo será realizado na Escola Estadual Polo Professora Evanilda Maria Neres – escola da Unidade Educacional de Internação (Unei) Dom Bosco.

Para completar a programação do mês, a Escola Estadual Teotônio Vilela sedia uma reunião com os pais dos alunos, com participação do juiz da Vara e da Infância e da Juventude de Campo Grande, Roberto Ferreira Filho, além de membros do Ministério Público (MP) e Defensoria Pública da União (DPU).

Além dessas escolas, o programa de Justiça Restaurativa nas Escolas atende regularmente nove escolas estaduais, sempre com palestras e círculos de diálogo.