.

Ilha da Fantasia

Cumprindo várias agendas no Estado nesta segunda-feira (21), o ministro da Educação, José Mendonça Filho, afirmou que sair de Brasília e ter contato com outras cidades é “sair da ilha da fantasia e ter contato com a vida real”.

No ouvido

Assessoras do ministro ficaram recordando a todo momento que ele estava em Mato Grosso do Sul. Isso porque não queriam que ele enfrentasse saia justa durante agenda pública. 

Brincadeira

Durante eleição do diretório municipal do PMDB, o ex-governador Andre Puccinelli brincou com o deputado estadual Renato Câmara. Enquanto discursava, o parlamentar não viu o correligionário ‘surrupiar’ seu cartão do bolso. Quando deu pela falta recebeu o ‘bem’ com advertências jocosas de André.

Moral

Apesar de afastamento oficialmente do comando do PSDB desde que foi afastado, temporariamente, do mandato parlamentar, o senador Aécio Neves ainda goza de prestígio junto aos tucanos de MS. É o mineiro o principal influenciar dos rumos partidários de políticos tucanos locais.

Agenda ‘gorducha’

Programação do ministro, conforme ele mesmo declarou, foi uma das “mais intensas e gorduchas”. Mendonça Filho ressaltou ainda que não se arrependeu porque “homem público para ter percepção verdadeira do país tem que sair de Brasília, do contrário é uma visão equivocada”.

Lado positivo

Para o deputado federal Geraldo Rezende (PSDB), o dia era de evitar “pautas negativas”, como mobilização da sigla para afastar da presidência interina o senador Tarso Jereissati (PSDB-CE). O tucano, neste caso, exaltava construção de maternidade com 125 leitos solicitada na gestão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Esta ficará ao lado do hospital da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Novo Nome

O deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) declarou ser contrário a mudanças de nome dos partidos. “Tem partido que faz propaganda agora e quem entende vê que mudou para erramos, porque só fala erramos, erramos, erramos”, alfinetou, discordando com o fato de que o próprio Democratas pode virar Mude ou Frente Democrática.

Prefeito Fitness

Marquinhos Trad (PSD) tem aproveitado folgas e até agendas públicas para cuidar da saúde. Durante o fim de semana participou de campeonato de tênis e futebol society. A ideia seria incentivar o uso das áreas de prática esportiva existentes na cidade.

No meio do povo

Durante inauguração que reuniu de deputado a ministro, o ex-prefeito Nelsinho Trad (PTB) quase que passou desapercebido pelo cerimonial. Sem lugar para sentar entre as autoridades, ele ficou de pé no meio do povo e só teve o nome citado quase no final do evento. 

Calado

Outra situação que chamou atenção durante o dia de compromissos públicos do prefeito Marquinhos Trad (PSD) foi o fato dele passar por dois eventos sem discursar. Ele só usou a fala pela manhã durante inauguração de prédio de Ceinf.