Troca-troca de partido e pelo menos 15 propostas foram aprovadas pelos vereadores de Campo Grande durante as duas sessões da Câmara da Capital, nesta semana.

Mesmo com duas semanas para o prazo da janela partidária ser encerrado, quase todos os vereadores já definiram os partidos escolhidos para disputarem as eleições municipais de 2024.

A disputa entre o PP e PSDB segue acirrada, mas por enquanto a sigla tucana ainda leva a melhor e conta com sete cadeiras da Casa de Leis. O PP, PSDB, PSD e MDB já realizaram atos de filiação com parlamentares que decidiram mudar de sigla.

Na sessão de terça-feira (19), os vereadores aprovaram nove propostas. Em regime de urgência, foi aprovado o projeto de lei 11.250/24, do vereador Coronel Villasanti (União Brasil), que altera a denominação da Rua Itaquiraí, no bairro Itanhangá Park, em Campo Grande, para Rua Hiltrudes Fantini Pereira (Dona Trude).

E ainda o projeto de lei 11.088/23, também do vereador Coronel Villasanti, que altera o nome da Emei Novos Estados para Emei Professora Marly Sant’Anna Pinheiro.

Os parlamentares também aprovaram o projeto de lei 10.999/23, do vereador Papy (PSDB), que declara de Utilidade Pública o “Instituto Missionário Cristão Sentinelas sem Fronteiras”.

E o projeto de decreto legislativo 2.737/24, de autoria do vereador Júnior Coringa (PSD), que concede o Título de Visitante Ilustre ao empresário Thiago Ramalho.

Em turno único de discussão e votação, foi aprovado o projeto de lei complementar 881/23, substitutivo ao projeto de lei 11.079/23, que institui no município de Campo Grande a obrigatoriedade de lacres em embalagens transportadas por sistema delivery. A proposta é do vereador Betinho (Republicanos).

Em única discussão e votação, também foi aprovado o projeto de lei 11.258/24, do Executivo Municipal, que altera dispositivo da lei 7.113, de 13 de setembro de 2023.

Em segunda discussão e votação, os vereadores aprovaram o projeto de lei 11.074/23, de autoria dos vereadores Papy e Luiza Ribeiro (PT), que dispõe sobre o protocolo de segurança no sistema de transporte público, voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher.

E o PL 11.151/23, de autoria do vereador Ayrton Araújo (PT), que dispõe sobre o prazo de validade do laudo que ateste deficiência permanente no município.

Em primeira discussão e votação, foi aprovado o projeto de lei 11.126/23, do vereador Otávio Trad (PSD), que institui o Dia Municipal da Secretária, que será comemorado anualmente em 30 de setembro.

Na quinta-feira (21), os vereadores da Câmara aprovaram, o projeto de lei 11.243/2024, que dispõe sobre a garantia de que filhos de servidores da educação da rede pública tenham direito a vagas na unidade de ensino em que seu responsável legal estiver lotado. O texto é de autoria do vereador Betinho (Republicanos).

Receberam parecer favorável, em regime de urgência, três Projetos, sendo para vagas aos alunos, o Projeto de Decreto Legislativo nº 2.729/23, que outorga a “Medalha Dr. Arlindo de Andrade Gomes” à Tenente-Coronel Letícia Raquel Lopes Ramos. Na mesma leva, foi aprovado o projeto de Decreto Legislativo nº 2.730/2023, de outorga a “Medalha Dr. Arlindo de Andrade Gomes” ao Cel. Alexandre Rosa Ferreira. Ambos de autoria de Betinho.

Já em segunda discussão e votação, foi aprovado em plenário o Projeto de Lei nº 11.126/23, que institui o Dia Municipal da Secretária, que será comemorado anualmente em 30 de setembro. O projeto é do vereador Otávio Trad.

Em primeira discussão e votação, foram aprovados dois projetos. O Projeto de Lei nº 10.692/22, que determina a disponibilização de QR Code nas placas de identificação de logradouros, obras, serviços e monumentos públicos para leitura e identificação do histórico das pessoas homenageadas. A proposta é do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão.

E ainda o Projeto de Lei nº 11.077/23, que dispõe sobre o programa pré-natal masculino no município, do vereador Dr. Jamal (MDB).