Após feriado prolongado do Dia do Trabalhador, comemorado na quarta-feira (1), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul retomará as sessões plenárias e reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) nesta semana.

Além da retomada das sessões, os deputados também devem retomar as reuniões de comissões de mérito e frentes parlamentares. Conforme a agenda divulgada pela Casa de Leis, na terça-feira (7), acontece reunião no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, a partir das 13h30.

A proposta da reunião é do deputado Renato Câmara (MDB), e o grupo de trabalho foi criado para subsidiar com informações técnicas e dados estatísticos, as iniciativas legislativas de interesse da sociedade sobre o tema, em especial aquelas voltadas à produção, industrialização e comercialização do leite e seus derivados.

Na quarta-feira (8), acontece a reunião ordinária da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). O grupo se reúne, a partir das 8h, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara para avaliar a juridicidade, constitucionalidade e legalidade das matérias enviadas, ou originadas no Legislativo Estadual. A CCJR é presidida pela deputada Mara Caseiro (PSDB), e composta pelos deputados Junior Mochi (MDB), Antonio Vaz (Republicanos), Pedrossian Neto (PSD) e Caravina (PSDB). 

Ainda na quarta-feira (8), no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 14h, acontece a reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, coordenada pelo deputado estadual Renato Câmara. Entre os objetivos da frente parlamentar é reunir os parlamentares que têm preocupação especial sobre o tema e promover debates, com a participação dos mais diversos segmentos da sociedade civil.

Na quinta-feira (9), no Plenarinho, por proposição do deputado Zeca do PT (PT), coordenador da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas, acontece uma reunião, a partir das 14h. A comissão analisa matérias que enfocam políticas de crédito estadual, federal e externo, e incentivos fiscais para o desenvolvimento agrário e assuntos relacionados aos povos indígenas e quilombola; e relativas a programas estaduais de fomento e pesquisa que visem essas áreas, bem como políticas de estímulo ao desenvolvimento agrário.

Por proposição do deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), será realizada na próxima sexta-feira (10), a partir das 8h, no saguão Nelly Martins, uma comemoração alusiva ao Dia das Mães para as servidoras da Casa de Leis. Durante a solenidade, o Coral da Alems interpretará canções em homenagem às mães e um café da manhã será oferecido a todos.  

Sessões plenárias

As sessões plenárias são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 9h, no Plenário Júlio Maia. As sessões são transmitidas ao vivo nos canais digitais da Casa de Leis.