Iniciativa inovadora que surgiu em MS, a CPE (Central de Processamento Eletrônico) do Poder Judiciário de foi apresentada no VIII Encontro do Consepre (Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil), realizado em (AM) no último fim de semana.

Surgida há 10 anos, a CPE foi essencial para transformar e dar agilidade no manuseio de processos em Mato Grosso do Sul. A apresentação da plataforma foi feita pelo juiz auxiliar da presidência do , César Castilho Marques, juiz Olivar Augusto Roberti Coneglian e pelo Des. Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

A CEP já havia sido apresentadas para diferentes representantes de outros estados brasileiros em . E através do convite da presidente do TJAM, Desa Nélia Caminha Jorge, o juiz diretor da CPE, Olivar Augusto Roberti Coneglian, falou sobre o trabalho que colocou o TJMS na vanguarda da prestação jurisdicional eficiente.

Desde que foi implementada, o objetivo principal da CPE é agilizar e aperfeiçoar as atividades jurisdicionais para possibilitar o aumento do número de processos trabalhados por usuário. Por isso, o propósito tem sido cumprido e copiado Brasil afora.

“Os agentes trabalham com foco, recebem treinamento para ser especializados nas áreas que trabalham; a CPE nos permite ter controle da produção e nos mostra quais as principais demandas, permitindo-nos planejar e atacar os pontos críticos. Além disso, busca eliminar o que se denomina na empresa privada de sobras, isto é, verifica caminhos que podem ser encurtados, em uma constante busca de solução de problemas”, explicou Coneglian.

Inovação

O TJMS é finalista em duas categorias no Prêmio Inovação, uma proposta que objetiva reconhecer e incentivar iniciativas e projetos inovadores no âmbito tecnológicos, de gestão e de novas metodologias aplicados no ecossistema de justiça. 

Na categoria Inovação na Gestão, CPE representa a justiça sul-mato-grossense e está entre 11 iniciativas transformadoras. Como Liderança Exponencial, o Des. Sérgio Fernandes Martins, presidente do TJMS, está entre os finalistas.

A cerimônia de premiação está marcada para o dia 21 de novembro, em , para receber membros do Poder Judiciário e instituições de funções essenciais à justiça de todo o país.

(Com informações da assessoria)

Saiba Mais