“Não vou participar desse circo”, disse o vereador Marcos Tabosa (PDT) sobre a entrega dos 71 novos ônibus do Consórcio Guaicurus, que acontece na quarta-feira (28). Tabosa ressaltou que a nova frota vai transportar menos passageiros.

“Como que o consórcio Guaicurus compra 71 ônibus que transportam 70 pessoas? O certo era comprar 85 ônibus de 70 pessoas”, pontuou o membro da Comissão Permanente de Mobilidade Urbana.

No último dia 17, o Midiamax noticiou que os novos ônibus são menores. Os veículos são modelo OF-1519, com 38 assentos e capacidade para até 70 passageiros. Mas os ônibus com idade entre 10 e 14 anos, rodando em Campo Grande, são dos modelos OF-1722 M e OF- 1418, com capacidade para até 90 passageiros.

“Meu gabinete enviou um ofício na semana passada pro consórcio Guaicurus e pra Agereg pedindo a nota fiscal dos ônibus. Chegou uma notícia gravíssima até mim e só vou constatar através das notas”, disse ainda o parlamentar.

“Não podemos admitir uma empresa explorar a população, cobrando uma passagem de quase R$ 5,00 não atender a população completamente. Eu não vou participar desse circo”, finalizou.

Consórcio mantém mais de 200 ‘sucatas’ na rua

Levantamento feito pelo Ligados no Transporte mostra que diferente do informado pela Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos), Campo Grande tem 226 ônibus ‘vencidos’, com 10 anos ou mais. A agereg afirmou em publicação, que são 182 ônibus nessa média.

Conforme estipula o edital de concorrência nº 082/2012, a frota de ônibus que circula no transporte público de Campo Grande deve ter cinco anos. Porém, dos 450 ônibus do Consórcio, apenas 78 foram adquiridos de 2018 para frente.

Considerando que os 71 ônibus novos vão substituir os mais velhos, Campo Grande ainda terá 155 ônibus com 10 anos ou mais rodando nas ruas. O Jornal Midiamax questionou o Consórcio Guaicurus sobre em quais linhas os novos ônibus devem ser colocados, mas não respondeu e o espaço segue aberto ao posicionamento.

Frota reduzida em 140 ônibus

O Consórcio Guaicurus tirou de circulação 140 ônibus nos últimos três anos, passando de 552 em 2019 para 412 em 2022.

Em contrapartida, Campo Grande ganhou 36 mil novos moradores, saltando de cerca de 906 mil em 2019 para 942 mil no ano passado, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O número está abaixo do mínimo estipulado em contrato, que é de 575 ônibus em circulação. Enquanto isso, passageiros precisam aguardar mais de 1 hora para conseguir um ônibus, dependendo do horário e da linha.

Apesar de denúncias sobre o serviço prestado em Campo Grande, o Consórcio Guaicurus vai embolsar R$ 32 milhões em verbas públicas somente este ano, além dos R$ 31 milhões que recebeu no ano passado.

E, diferente do alegado pela diretoria da concessionária, as empresas de ônibus tiveram lucro líquido de R$ 68 milhões somente nos primeiros sete anos de concessão – entre 2012 e 2019.