A resolução nacional do PT (Partido dos Trabalhadores) divulgada nesta quarta-feira (30) fez com que a executiva de marcasse uma reunião para a próxima segunda-feira (4), adiantando a conversa a ser finalizada no dia 23 de setembro pelo diretório.

Segundo a vereadora Ribeiro, o encontro acontece às 8h na sede do partido. “A direção nacional do PT fez uma resolução eleitoral e incluiu no documento, entre outras decisões, que há prioridade de lançamentos de candidaturas nas capitais. Então, a vontade que o partido já tinha, uma vontade de ter uma candidatura própria, agora está determinado pela direção nacional”, disse Luiza.

No entanto, a reunião da segunda não altera encontro do dia 23 que vai acontecer. De acordo com o deputado estadual Pedro Kemp, a conversa deve servir para que no fim do mês o partido já chegue com uma resolução.

Resolução nacional do PT

Consta no 3º item divulgado pela Resolução Nacional do PT que ‘é fundamental, neste processo eleitoral de 2024, estimular candidaturas próprias do PT, bem como a construção de alianças partidárias com o campo democrático e popular, cujo centro tático é a defesa do projeto democrático popular e do governo Lula. O PT, como o maior partido de sustentação desse projeto estratégico para o povo brasileiro, deve liderar esse processo de construção'.

O documento traz outro ponto polêmico, que com divergência em seu diretório nacional, o PT aprovou uma resolução para as eleições municipais de 2024, abrindo brecha para alianças com o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Dirigentes petistas defendem acordos com o PL nos municípios onde houver interesses convergentes, como no Rio de Janeiro, onde há sondagens em andamento entre os dois partidos em municípios da Baixada e da Região Metropolitana.