Pular para o conteúdo
Política

PGR se manifesta contra pedido para suspender posse de cinco deputados de MS

Posicionamento é assinado pelo subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos
Diego Alves -
O posicionamento se refere ao pedido do ministro Alexandre de Moraes (Agência Brasil)

A PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestou contra a suspensão da posse de deputados federais eleitos citados por incitar atos antidemocráticos em -DF, no último dia 8 de janeiro. Entre os deputados federais eleitos apontados estão: (PL-MS), (PP-MS), Marcos Pollon (PL-MS) e Rodolfo Nogueira (PL-MS), Rafael Tavares (PRTB- MS).

Além dos deputados de Mato Grosso do Sul, a solicitação também é contra a posse dos deputados Carlos Jordy (PL-RJ), Silvia Waiãpi (PL-AP), André Fernandes (PL-CE), Nikolas Ferreira (PL-MG), Sargento Rodrigues (PL-MG), Walber Virgolino (PL-PB).

O posicionamento se refere ao pedido do ministro Alexandre de Moraes, que, nesta sexta-feira (27). deu 24 horas para PGR informar se via elementos que apontassem incitação dos parlamentares eleitos junto aos atos golpistas.

“Não há justa causa para a instauração de inquérito ou para a inclusão, a princípio, dos parlamentares nos procedimentos investigatórios já instaurados para apurar a autoria dos atos atentatórios ao Estado Democrático de Direito”. “É óbvio que, caso surjam novos elementos que indiquem que os parlamentares concorreram para os crimes, serão investigados e eventualmente processados na forma da legislação em vigor”, afirmou o subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos.

O Grupo Prerrogativas, coletivo de advogados ligados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi quem fez o pedido para barrar as posses, com a alegação de que os deputados apoiaram os atos antidemocráticos.

HC coletivo

O advogado bolsonarista Carlos Klomfahs fez pedido habeas corpus coletivo para garantir que os deputados eleitos tomem posse no dia 1º de fevereiro. O pedido foi enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal), neste sábado (28).

Klomfahs pede o arquivamento da representação, diz que os argumentos contra a posse são “frágeis” e sugere que Ministério Público do faça apuração por denunciação caluniosa.

Deputados se posicionam

Sobre o pedido de apuração de eventual participação e suspensão da posse, João Henrique Catan disse que o “pedido é para investigar se nossas falas e ações excedem a proteção constitucional”.

“Não é verdade que os parlamentares estejam nas condições de suspeitos pelo envolvimento em atos de vandalismo ou anti-democráticos. O pedido apresentado é para investigar se nossas falas e ações excedem a proteção constitucional para o exercício da atividade parlamentar. Em segundo lugar, o Ministro Alexandre de Moraes já entendeu, por ele mesmo, por indeferir pedidos semelhantes a este. Especialmente neste outro pedido, como se tratava de um pedido de investigação e a competência seja do Ministério Público Federal, o PGR, tem a competência para decidir se deseja instaurar um inquérito. Recebo, inconformado com o pedido absurdo, porém sereno, diante dos meus atos e do direito que me assiste!”, disse o deputado Catan.

Assim, Rafael Tavares também se posicionou sobre o pedido dos advogados. “Infelizmente vivemos uma perseguição aos parlamentares conservadores no Brasil. Eu jamais apoiei qualquer ato de vandalismo e nem sequer estive presente nas manifestações após as eleições. Estou nessa lista apenas por ser deputado de direita”, afirmou.

Já o deputado Luiz Ovando afirmou por meio de assessoria que não irá se posicionar sobre o asssunto. “Não vamos nos posicionar, estamos em contato com o advogado. Vamos aguardar”, explicando.

O Jornal Midiamax acionou os demais deputados sobre o pedido de suspensão da posse. Até a publicação desta matéria não houve resposta. Então, o espaço segue em aberto para manifestação.

Esquerda para direita: Rodolfo Nogueira (PL-MS), Rafael Tavares (PRTB- MS). João Henrique Catan (PL-MS) e Luiz Ovando (PP-MS) (Montagem/Midiamax)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Lula assina MP com isenção para taxímetros e assiste filme nacional nesta segunda-feira, 14

luis henrique tapa em joao pedro

Final do Mundial tem confusão generalizada pós-jogo e tapa de Luis Enrique em João Pedro

Quais times estão confirmados no Mundial de Clubes de 2029? Veja lista

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Ministério Público Eleitoral investiga troca de esterco por voto em eleição extra do município de Bandeirantes

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Chelsea contraria a lógica, goleia o PSG e garante título do mundial

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians desperdiça ‘caminhão’ de chances, leva gol no último lance e perde do Bragantino

Com o resultado, o Corinthians cai para a 11ª posição, com 16 pontos

MidiaMAIS

‘Queria ser a primeira, e fui’: fã faz loucura para ver João Gomes em Campo Grande

Show de João Gomes na Capital é realização de sonho para admiradores

Le Blog Maria Antonia

Sinner derruba Alcaraz e vence Wimbledon pela primeira vez

O italiano Jannik Sinner surpreendeu o espanhol e atual campeão Carlos Alcaraz por 4-6, 6-4, 6-4, 6-4. Esta é sua primeira vitória em um Grand Slam em Wimbledon, mas ele já possui outros três títulos , o Australian Open de 2024, o US Open de 2024 e o Australian Open de 2025. Fotos: Reprodução/ Rede … Continued

MidiaMAIS

Após dormir em aeroporto, João Gomes se pronuncia sobre show em Campo Grande: ‘primeiramente’

Cantor deu uma espiada na plateia antes do show e comentou o que achou da quantidade de gente