Pela segunda vez neste ano, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, desembarca em para agenda oficial. No dia 16 de novembro, a ministra participará da 16ª do Povo Terena, que acontecerá na aldeia Cabeceira, em .

A foi confirmada por Eloy Terena, secretário executivo do Ministério dos Povos Indígenas. Ele também estará no evento acompanhado de outras autoridades, entre elas, a deputada federal Juliana Cardoso, do PT de São Paulo, e a deputada federal Célia Xakriabá, do Psol de Minas Gerais. 

 Sônia Guajajara participará de mesa de debates com tema “Território (Conjuntura Política Nacional)”. A palestra terá início às 8h. 

Nesta  edição, a assembleia vai congregar caciques e lideranças indígenas (anciãos, jovens, mulheres, crianças) de todo o Estado em torno da luta pelo direito originário dos povos indígenas e da política indigenista adotada pelo atual governo. 

A assembleia tem ainda o apoio de lideranças indígenas de outros povos de MS, como os Kinikinau, Kadiweu, Kaiowa, Guarani Ñandeva, Guató. Em março, Guajajara se reuniu com o governador Eduardo Riedel (PSDB) para discutir parceria de ações de saúde e segurança aos povos indígenas do Estado.