Hashioka apresenta PL que obriga empresas por assinatura a retirar cabos inativados em MS
A proposta segue tramitando na Assembleia Legislativa
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou projeto de lei que obriga empresas prestadoras dos serviços de televisão, internet ou telefonia por assinatura, após o cancelamento do serviço, realizarem a remoção e o descarte do cabeamento inativado. A proposta segue tramitando na Assembleia Legislativa.
Conforme o texto, a proposta propõe que as operadoras fiquem encarregadas de proceder o descarte ambientalmente correto em local adequado, sem ônus para o consumidor. No entanto, será facultado ao consumidor, por meio de manifestação expressa, a opção de não remoção do cabeamento inativado.
Caso haja descumprimento da lei, o infrator ficará sujeito às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, sem prejuízo de outras medidas legais. A multa deverá ser estipulada em regulamentação própria e revertida para o FEDDC (Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor).
Conforme justificativa do parlamentar, após o cancelamento desses serviços por assinatura, as operadoras, em regra, realizam apenas recolhimento do equipamento decodificador ou modem, deixando para trás todo o cabeamento utilizado para o funcionamento do serviço. Os cabos inativados ocupam espaço na estrutura do imóvel e sua retirada acaba ficando às expensas do consumidor.
Além disso, ao contratar novo serviço por assinatura, os conduítes ou eletrodos são inutilizados por falta de espaço, deixando a nova ligação exposta e aparente, inviabilizando a correta instalação. Em alguns casos, para a passagem do novo cabeamento, a laje ou a parede é transpassada, o que pode ocasionar o enfraquecimento estrutural da edificação. “Tudo isso pode ser evitado se o eletroduto estiver desocupado em função da remoção correta do passivo deixado pela prestadora do serviço que foi cancelado”, alegou Hashioka.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Influenciadora de etiqueta, Fernanda Britto está internada em estado grave
Fernanda Britto, de 63 anos, ficou conhecida nas redes sociais por seus vídeos bem-humorados em que dá dicas de etiqueta
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Campo Grande registra 45 milímetros de chuva em menos de 24 horas
Previsão indica que tempo continuará instável neste fim de semana
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.