Conclusão de obras e logística estão na pauta do governo de MS para reunião com Lula

Reunião é prevista para o final de janeiro, segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
lula governadores
Governadores se reuniram em Brasília em 9 de janeiro para tratar sobre atos antidemocráticos. Foto: Reprodução/ Youtube.

O Governo de Mato Grosso do Sul já se organiza para a próxima reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prevista para o final deste mês. Assim, o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, visitou o escritório de Representação de MS em Brasília nesta quarta-feira (18).

A reunião entre governadores e o presidente da República está prevista para 27 de janeiro, como adiantou o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Então, MS já prepara a pauta de projetos que serão tratados durante o encontro.

Entre os assuntos que farão parte da reunião, está a conclusão da fábrica UFN3, em Três Lagoas. O projeto possui 80% das obras prontas e prevê a geração de mais 7 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

Além disso, será pautada a duplicação da BR-262, via de escoamento da produção do Estado. Segundo o Governo de MS, o projeto atende o trecho que liga Campo Grande a Três Lagoas e passa por Água Clara e Ribas do Rio Pardo.

Neste sentido, o volume de mercadorias das novas fábricas de celulose será escoado pela rodovia. Há projetos de novas fábricas da Arauco e da Suzano, esta tem previsão de produção de 4 a 5 milhões de toneladas por ano.

Eduardo Rocha deu início às atividades que serão desenvolvidas durante o mandato. Ele se reuniu com a coordenadora Marilene Pimenta, do Escritório de Representação.

“Vim com a incumbência de traçar já uma pauta das demandas do Estado para tratar com o Governo Federal”, pontuou. Segundo ele, o governador Eduardo Riedel pediu para adiantar a articulação com a União.

Assim, Rocha disse que a interlocução será feita “por meio do nosso escritório de representatividade de MS aqui em Brasília”.

Reunião com Lula

Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a reunião entre o presidente e governadores acontecerá em 27 de janeiro. “A pauta é o retorno das relações federativas da União com os Estados e municípios, que ficaram paralisadas durante todos esses anos do governo Bolsonaro”, declarou Costa antes da posse de Marina Silva.

Além disso, o ministro disse que o governo deve estabelecer reuniões com os estados ao longo do ano. Então, disse que Lula também pretende se reunir com consórcios regionais e espera que os governadores levem projetos para a primeira reunião.

Por fim, Costa afirmou que Lula deve visitar algum Estado antes de viajar para a Argentina. O Jornal Midiamax acionou a assessoria do governador de MS para confirmar a agenda. No entanto, ainda não houve confirmação.

Conteúdos relacionados

thiago assad candidato ministério mpe