Governador de MS lança nesta terça-feira programa que qualifica caminhoneiros

Estado vai custear habilitação de condutores para responder à falta de profissionais na área

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
caminhoneiros
Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. (Foto: Adriel Mattos/Jornal Midiamax)

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), lança na tarde desta terça-feira (2) o programa “MS Qualifica para um novo futuro”, que inclui o programa “Voucher Transportador”. O evento será às 14h, na Governadoria.

O objetivo é qualificar motoristas para veículos de cargas e ônibus, inclusive arcando com os custos para inclusão das categorias “D” e “E” na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Serão abertas mil vagas nas regiões de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste.

Além dos cursos de qualificação, os motoristas terão isenção nas taxas do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS) referente a habilitação nas categorias “D” e “E”, assim como o custeio de todo processo (habilitação), inclusive quanto aos pagamentos às autoescolas e exames.

Segundo a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), existem atualmente 500 caminhões parados por falta de motoristas habilitados para esta função.

O Plano Estadual de Qualificação Profissional busca contribuir com os trabalhadores para obtenção de melhores empregos, para criar novas oportunidades e aumentar a renda dos profissionais, promovendo assim a inclusão social e combate à discriminação e diminuição da vulnerabilidade.

Durante a solenidade, serão assinados o acordo de cooperação para realização do plano e o termo de compromisso do programa “Voucher Transportador”. Para demais profissionais, o governo já executa o programa “CNH Social”, que garante a habilitação para pessoas de baixa renda.

Conteúdos relacionados

Debate Midiamax