Pular para o conteúdo
Política

Deputado estadual de Mato Grosso do Sul, Amarildo Cruz morre aos 60 anos

Parlamentar estava há quase 40 anos no PT e era servidor público aposentado
Adriel Mattos, Gabriel Neves, Dândara Genelhú -
Amarildo Cruz
Na foto, Amarildo Cruz. (Foto: Luciana Nassar, Alems)

Morreu na tarde desta sexta-feira (17), aos 60 anos, o deputado estadual de Mato Grosso do Sul Amarildo Cruz (PT). Ele estava internado desde terça-feira (14) no Hospital Proncor, em Campo Grande.

A informação foi confirmada pelo chefe de gabinete, Manoel Paulo Barbosa, e pelo médico Ricardo Ayache, amigo da família.

Amarildo deu entrada na unidade ainda na madrugada. No fim daquele dia, o parlamentar teria sofrido uma parada cardiorrespiratória e precisou ser reanimado. O petista foi intubado e passou por diálise, conforme apuração do Jornal Midiamax. Ele teria um quadro de miocardite.

Não foram divulgados detalhes do estado de saúde, e a família apenas relatou que Amarildo estaria estável e sendo tratado com antibióticos.

O petista estava no quinto mandato, chegando a ir à Alems (Assembleia Legislativa do Estado de MS) por duas vezes como suplente. É pai de três filhos. Sua cadeira no Palácio Guaicurus será ocupada pela primeira suplente Gleice Jane Barbosa.

A assessoria publicou nota nas redes sociais do parlamentar. Confira abaixo:

O último boletim médico, divulgado na manhã de hoje, apontava que Amarildo continuava “recebendo tratamento e monitoramento constante”. O comunicado é assinado pelos diretores técnico do Proncor, Eduardo Elias Curido, e clínico, Bruno Alexandre da Silva, além da médica intensivista Juliana Pedroli.

O primeiro informe boletim divulgado, na tarde de ontem, apontava que ele continuava em estado grave e sendo assistido pela equipe médica. Uma transferência para um hospital de São Paulo foi descartada devido à situação delicada do petista.

Vida e carreira de Amarildo Cruz

Paulista de Presidente Epitácio, Amarildo Valdo da Cruz chegou a Mato Grosso do Sul aos 18 anos, em 1981, após ser aprovado em concurso para fiscal tributário estadual. É graduado em Direito e em Ciências Contábeis, pós-graduado em Gestão Pública e especialista em Ciências de Direito.

Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1984. Foi um dos fundadores e presidiu o Sindifiscal/MS (Sindicato dos Fiscais Tributários do Estado). No Governo do Estado, foi superintendente da Central de Compras.

Entre 2003 e 2006, foi diretor-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular), na gestão de José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT. Deixou o cargo para concorrer a deputado estadual, sendo eleito pela primeira vez.

Na eleição seguinte, em 2010, ficou apenas como primeiro suplente. Assumiu a superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Estado em 2011.

Dois anos depois, foi convocado para assumir uma cadeira na Assembleia. Em 2014, conquistou mais um mandato nas urnas. Nesta legislatura, foi 2º secretário da Mesa Diretora.

Nas eleições de 2018, ficou novamente como suplente. Neste período, comandou a Unidade de Educação Fiscal da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).

Foi empossado para o quarto mandato em 2021, após a morte do então deputado Cabo Almi, e na ocasião, se aposentou como fiscal tributário após 39 anos. No último pleito, em 2022, foi reeleito.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Instituto abre inscrições para projeto de astronomia para meninas

R$ 2,3 milhões em cigarros contrabandeados são apreendidos em Dourados

Venezuela proíbe voos da Colômbia após prisões em suposta conspiração

Campo Grande recebe Caravana das Juventudes nesta sexta

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus pede multa milionária ao município por ‘atraso’ no reajuste da tarifa

br 163 duplicações rodovia quilômetro

Com 18 acidentes por km nos últimos 11 anos em MS, trecho da BR-163 vai a leilão na quinta

superlotação janine cpi

Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

Marta é apontada como a melhor jogadora de futebol da história; veja ranking

Últimas Notícias

Esportes

STJD suspende jogador do América-MG em caso de discriminação racial

STJD puniu, nesta segunda-feira (19), o meia-atacante boliviano Miguelito

Polícia

Motorista é preso com 19 Kg de cocaína em tanque de combustível na BR-262

Durante a fiscalização o condutor apresentou nervosismo

Esportes

Bia Haddad estreia com vitória de virada no WTA 500 de Estrasburgo

A vitória com gosto de superação é apenas a quarta de Bia este ano

Polícia

Campanha contra violência doméstica e feminicídio é lançada no próximo dia 29 em MS

De janeiro a maio de 2025, o dossiê aponta o registro de oito feminicídios