Deputado de MS e mais 13 assinam PL para promover saúde mental para profissionais de saúde
A proposta tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) apresentou projeto de lei na Câmara dos Deputados que estabelece políticas públicas de prevenção e promoção de saúde para os profissionais das unidades de saúde da Atenção Primária, Média e Alta Complexidade no país. De Mato Grosso do Sul, o deputado Geraldo Resende (PSDB) assina o projeto.
Conforme o PL 4724/2023, a promoção será feita valendo-se de articulação com a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial). A proposta justifica que nos últimos anos os profissionais têm enfrentado diversos problemas psicológicos e a situação se agravou na pandemia.
O projeto pontua uma pesquisa denominada Physician Burnout & Depression Report 2023, realizado pelo portal Medscape com mais de treze mil médicos, evidenciou que 23% dessa população estava com depressão e 53%, com síndrome de burnout.
“Esse grave panorama requer intervenção imediata do Poder Público. Por esse motivo, apresentamos projeto de lei para regulamentar as ações de saúde mental voltadas ao atendimento de profissionais de saúde. Este projeto visa garantir o direito desses profissionais a um atendimento psicológico em seus ambientes de trabalho, além de estipular que as unidades de saúde tenham políticas próprias para prevenir situações de estresse emocional em seus colaboradores. Unidades de saúde (públicas e privadas) deverão implementar ações voltadas a fortalecer a resiliência emocional de seus profissionais, melhorar o ambiente de trabalho e adequar os processos e procedimentos para evitar a exaustão”, pontua.
Assinam o projeto os deputados Tabata Amaral (PSB-SP), Socorro Neri (PP-AC), Pedro Campos (PSB-PE), Duarte Jr. (PSB-MA), Duda Salabert (PDT-MG) Amom Mandel (Cidadania-AM), André Janones (Avante-MG), Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), Ana Paula Lima (PT-SC), Leo Prates (PDT-BA), Dr. Francisco (PT-PI), Geraldo Resende (PSDB-MS), Clodoaldo Magalhães (PV-PE), Daiana Santos (PCdoB-RS) e Pedro Aihara (Patriota-MG).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Desembargadores em MS retiram tornozeleiras mas continuam afastados
Todos permanecem afastados do Tribunal Pleno
Moradores vivem com lamaçal e enxurradas nas crateras em ruas do Noroeste a cada chuva
Crateras e enxurradas causadas pelas precipitações
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.