O ex-presidente (MDB) terá mais uma homenagem ao visitar Mato Grosso do Sul no dia 21 de setembro. Dessa vez, a Câmara de vai conceder ao ex-presidente o título de cidadão ilustre.

“É uma medalha que vai ser entregue. O evento não será na Câmara, mas a Casa vai entregar a medalha em um lugar que Temer participar de alguma solenidade, quando estiver em Campo Grande”, explicou o presidente da Câmara, o vereador Carlos Augusto Borges, o (PSB).

O vereador Ayrton Araújo (PT), concordou com a homenagem. “Ele fez a história dele na política. Participou do golpe, mas acabamos dando nosso voto favorável para que ele venha e seja homenageado”, disse.

Sul-mato-grossense

No início do mês, o ex-presidente Michel Temer (MDB) teve o título de cidadão sul-mato-grossense aprovado pelos deputados estaduais da Alems (Assembleia Legislativa do Estado). O ex-presidente teve 19 votos favoráveis, incluindo o do ex-governador Zeca do PT.

Os deputados petistas Pedro Kemp e Gleice Jane votaram contra. Para Zeca, esta é uma ‘justa homenagem' a Temer, que articula a Rota Bioceânica, beneficiando Mato Grosso do Sul. “Estão confundindo alho com bugalho. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A homenagem justa àquele que foi responsável por viabilizar um sonho de muitos anos da saída para o Pacífico da integração sul-americana. Outra coisa é a participação do Temer no afastamento da Dilma”, disse ao Midiamax.

Já os demais petistas são contra a homenagem, por avaliarem que Temer jogou contra a então presidente Dilma Rousseff, quando ela sofreu um impeachment e ele assumiu a presidência da República, enquanto seu vice.

“Homenagem ao golpe”

Anteriormente, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) opinou sobre a homenagem proposta. “Achei infeliz a proposta de homenagem ao Temer aqui na Assembleia. Eu não irei participar disso. Ainda temos vivo na memória o que ele fez na época do golpe na Dilma. Respeito a proposta do deputado Zeca, mas achei muito infeliz”, disse.

Presidente estadual do PT em Mato Grosso do Sul, Vladmir Ferreira emitiu nota contra o ex-governador e deputado estadual Zeca do PT por homenagear o ex-presidente Michel Temer, apontado pelos petistas como articulador do impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff.

Temer era vice na chapa com Dilma e acabou se tornando presidente após o golpe político. Para Vladmir, a homenagem de Zeca ao ex-presidente é algo que ‘contradiz a própria história do ex-governador, enquanto petista'.

“Homenagear o Golpista, é homenagear o golpe, que colocou mais de 30 milhões de brasileiros no mapa da fome, que subtraiu direitos trabalhistas e previdenciários da classe trabalhadora, que aumentou a exclusão e a discriminação contra as populações negras, indígenas e a comunidade lgbtqi+, que sucateou a educação, a saúde e desqualificou a ciência, assim como, colocou em risco nosso meio ambiente e nossos ecossistemas, como a Amazônia, o cerrado e o nosso Pantanal”, aponta Vladmir em nota.

Temer em MS

ex-presidente da República, Michel Temer (MDB), virá a Mato Grosso do Sul no dia 21 de setembro para visitar a obra de construção da ponte entre e Carmelo Peralta, no Paraguai, parte da Rota Bioceânica. A visita foi articulada pelo ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo e ex-conselheiro da Itaipu Binacional, Carlos Marun, e pelo deputado estadual Zeca do PT.

Zeca confirmou a data na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), que havia sido marcada para 22 de março e foi adiada por problemas de saúde de Zeca. Agora, Temer visita Porto Murtinho no dia do aniversário de Corumbá.

Segundo Zeca, ainda há a expectativa de Temer se encontrar com o ex-presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez, no canteiro de obras. O ex-presidente ainda deve ser homenageado pela Alems (Assembleia Legislativa do Estado de MS).