Nos bastidores de uma entrevista para a TV em outubro de 2019, imagens não divulgadas na época, porém, cedidas pelo DCM, mostram repórter da redação em Brasília, tranquilizando o então presidente Jair Messias , antes de entrar ao ar.

Na conversa, o entrevistador disse a Bolsonaro que ele estava “entre amigos”, inclusive, ele e o colega cinegrafista, teriam votado no mandatário. Na ocasião, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, que está preso pela PF, aparece o tempo todo nas imagens.

Na época, a TV havia divulgado informações sobre as investigações a respeito do assassinato de Marielle Franco, que havia acontecido um ano antes. Conteúdo veiculado no mostrou o porteiro do condomínio Vivendas da Barra relacionando o ex-presidente no caso.

No dia da morte de Marielle, Élcio Queiroz, comparsa de Ronnie Lessa, que também morava no local, esteve no condomínio. À Polícia Civil, do Rio de Janeiro, Queiroz disse que iria à casa de Bolsonaro. O porteiro afirmou que “quem liberou a entrada foi seu Jair”.

Veja abaixo a transcrição do diálogo

Caiã Messina (Jornal da Band): Antes de começar, eu quero dizer para o senhor o seguinte: o senhor está entre amigos. Eu tenho vergonha, como jornalista (do vazamento de trechos da investigação na TV Globo), eu e o D* (apontando para o cinegrafista) votamos no senhor. O pessoal conhece meu trabalho.

Caiã Messina fala da suposta elegância de Bolsonaro, arruma sua gravata, questiona se Bolsonaro havia conseguido “descansar um pouquinho” e, finalmente, dizendo:

Caiã Messina: Então, o senhor fica tranquilo. As perguntas que eu vou fazer é mais para que o senhor esclareça.

Jair Bolsonaro: Tá certo, eu tenho uma narrativa aqui. Posso Falar da rede Globo?

Caiã Messina: Pode falar o que o senhor quiser. A entrevista é do senhor.

Vídeo:

<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Como a <a href=”https://twitter.com/BandJornalismo?ref_src=twsrc%5Etfw”>@BandJornalismo</a> irá explicar, ainda é uma incógnita. A matéria do <a href=”https://twitter.com/DCM_online?ref_src=twsrc%5Etfw”>@DCM_online</a> não deixa dúvidas: desta vez o ‘jornalismo chapa branca' atingiu o nível do absurdo.<br>Siga o 🧵 &gt;&gt;&gt; <a href=”https://t.co/l49AXEVKoW”>pic.twitter.com/l49AXEVKoW</a></p>&mdash; Ivan (@ivan) <a href=”https://twitter.com/ivan/status/1683652406058291200?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 25, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>