A superintendente destacou que a Caravana da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) leva ‘acesso fácil ao crédito'. A segunda parada da caravana foi em Mato Grosso, nesta sexta-feira (22).

Durante o evento, a titular da Sudeco afirmou que o evento leva “acesso ao crédito mais fácil a quem mais precisa” e disse que procuram “trabalhar sempre sem deixar ninguém para trás”.

Em Mato Grosso, o evento ocorreu na , das 9h às 17h. O foco da ação é facilitar o acesso ao crédito da autarquia para pequenos empresários.

“Nós já estivemos em Mato Grosso do Sul e lá lançamos o FCO Mulheres Empreendedoras e o FCO Irrigação”, lembrou a superintendente. “Agora, estamos aqui em Cuiabá, cumprindo nosso dever de oferecer de forma simplificada e com menos formalidades atendimento aos pequenos empresários e produtores rurais e, com isso, poder contribuir para a diminuição das desigualdades sociais”, explicou.

Ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participaram do evento. Estiveram presentes: o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; a Ministra da Saúde, Nísia Trindade; o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

Além disso, também participaram: o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes; o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho; além de representantes do Governo Federal, do Estado de Mato Grosso, e das instituições financeiras Banco do Brasil, Sicredi e Sicoob.

Caravana em MS e novas linhas de crédito

Na primeira fase da Caravana, em Mato Grosso do Sul, foram lançadas novas linhas de crédito do FCO: FCO Mulheres Empreendedoras, com condições diferenciadas às empresas e propriedades rurais de menor porte dirigidas por mulheres; e FCO Irrigação, voltado para produtores rurais, cooperativas e associações que se dedicam às atividades produtivas no setor rural financiando serviços e projetos de irrigação e drenagem, infraestrutura hídrica como barragens e energia.

Na ocasião, a Superintendente da Sudeco, Rose Modesto, enfatizou que o FCO é uma das principais ações de fortalecimento do Centro-Oeste e está alinhado às políticas de desenvolvimento do Governo Federal.

“Assim como o Presidente Lula, queremos diminuir as desigualdades sociais e este é um dos pontos chave da Caravana, chegar até os pequenos e médios empresários de forma mais simplificada e com menos formalidades. Além disso, contribuiremos com o fortalecimento do setor produtivo, atendendo todo mundo, sem deixar ninguém para trás” concluiu.