TRE-MS defere registro de candidatura de Delcídio do Amaral a deputado federal
Delcídio conseguiu suspensão da cassação no último dia 30 de agosto no TRF1 e, portanto, teve deferido o pedido de registro
Evelin Cáceres, Adriel Mattos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) julgou improcedente a impugnação pedida pelo MPF (Ministério Público Federal) e deferiu o requerimento de registro de candidatura de Delcídio do Amaral a deputado federal. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (8).
De acordo com o desembargador Julizar Barbosa Trindade, os autos indicam o preenchimento das exigências da legislação eleitoral, com atendimento de todas as condições de elegibilidade e de registrabilidade.
O MPF pedia o indeferimento do registro porque em 2016 Delcídio foi condenado à perda de seu mandato, “por votação aberta e de maioria absoluta, assegurada a ampla defesa”.
De acordo com o órgão, o ex-senador estaria inelegível até o período de 8 anos subsequentes ao término da legislatura, que seria em 31 de dezembro de 2018 e que também por este motivo o pedido de registro de candidatura ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul foi indeferido.
No entanto, o desembargador entendeu que vale a suspensão da cassação, concedida pelo TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) no agravo de instrumento n. 1030256-69.2022.4.01.0000 no último dia 30 de agosto.
“Em análise preliminar, entendo ser cabível a antecipação de tutela, uma vez que ficou evidenciada a existência de elementos que demonstram a probabilidade do direito do agravante e o perigo do dano ao resultado útil do processo. O periculum in mora, consoante apontado na inicial do recurso, decorre do fato de o agravante ter se candidato nas eleições gerais de 2022 e, devido a cassação pelo Senado Federal por quebra de decoro, estar sofrendo processo de impugnação a candidatura ajuizado pelo Ministério Público Eleitoral, findando seu prazo para contestar em 30 de agosto”, consta na decisão.
De acordo com o TRE-MS, Delcídio está elegível “enquanto vigentes os efeitos da tutela concedida no âmbito do TRF da 1.ª região”.
Notícias mais lidas agora
- Acidente envolvendo ônibus com 50 passageiros paraguaios deixa nove feridos no Paraná
- Trio que morreu em acidente na BR-163 em MS tinha entre 67 e 89 anos
- Banco de dados com 201 DNAs de familiares em MS ajuda a colocar fim na busca por desaparecidos
- Deam investiga 7 registros de vítimas de motociclistas assediadores em Campo Grande
Últimas Notícias
Vinte mil aposentados já compraram passagens pelo Programa Voa Brasil
As viagens foram feitas para 77 cidades
Policiais penais pedem saída de diretor da Agepen e continuam com mobilizações
Não aceitaram proposta do Governo do Estado e continuam com as mobilizações
“Ninguém é intocável”, diz Soraya Thronicke sobre desembargadores afastados em MS
No total, o STJ afastou cinco desembargadores e um conselheiro do TCE e determinou o uso de tornozeleira eletrônica
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.