Suspeita de propaganda eleitoral irregular? Confira como denunciar pelo celular

MS possui mais de 300 denúncias de propaganda eleitoral irregular

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
eleitoral MS denúncias
Aplicativo Pardal, do TSE, registra denúncias eleitorais (Divulgação)

Faltando apenas dois dias para o segundo turno das Eleições de 2022, eleitores ainda podem denunciar situações de propaganda eleitoral irregular pelo celular. Assim, o aplicativo do Pardal também recebe relatos de crimes eleitorais.

Em Mato Grosso do Sul, 379 denúncias de propaganda irregular foram registradas nestas eleições. Então, neste ano, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) atualizou o Pardal para facilitar a integração com o PJe (Processo Judicial Eletrônico) da Justiça Eleitoral.

Assim, denúncias recebidas e tratadas poderão se transformar em estatísticas para a Justiça Eleitoral.

Além disso, as atualizações também trouxeram melhorias na acessibilidade para os usuários e no sigilo das informações do eleitor, conforme prevê a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Então, os cidadãos podem seguir com a plataforma para denunciar possíveis situações irregulares de campanha ou crimes eleitorais. As lojas virtuais Apple Store e Google Play disponibilizam o aplicativo gratuitamente.

Com o aplicativo no celular, o eleitor deve identificar qual tipo de caso gostaria de reportar. Existem as propagandas eleitorais irregulares e outras irregularidades eleitorais.

Para conferir o passo a passo elaborado pelo Jornal Midiamax, clique aqui.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições