Projeto sobre sistema rodoviário vai para redação final e outros cinco são aprovados na Alems
Deputados pediram vistas novamente sobre proposta de sistema ferroviário em Mato Grosso do Sul
Evelin Cáceres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em sessão ordinária e extraordinária na manhã desta quinta-feira (17), os deputados da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) analisaram sete proposições, aprovaram seis e retiraram uma com pedido de vistas. Segue para redação final a proposta sobre o sistema rodoviário.
Foi aprovado em primeira discussão o Projeto de Lei Complementar (PLC) 9/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o Estatuto Estadual da Microempresa (ME), da Empresa de Pequeno Porte (EPP) e do Microempreendedor Individual (MEI), disciplina o tratamento diferenciado e favorecido que serão dispensados no âmbito do Estado.
O Estatuto Estadual beneficiará 88% do total dos estabelecimentos comerciais de Mato Grosso do Sul, que empregam mais de 300 mil trabalhadores. O PLC estabelece um arcabouço legal que permite uma maior agilidade nos atos de abertura e baixa de empresas, conforme a Lei Complementar 123/2006.
A proposta prevê incentivos para a participação dos pequenos negócios nas compras públicas do Estado, como instituições de cadastro de fornecedores, de acesso livre; vedação de especificações na licitação que restrinjam a participação das pequenas empresas; prioridade de contratação de empresas locais até o limite de 10% do melhor preço; reserva exclusiva aos pequenos negócios da participação em processos licitatórios de menor valor; e garantia de participação em todos os processos licitatórios.
Ainda passa a integrar no Estatuto Estadual das Micro e Pequenas Empresas o sistema de classificação de risco das atividades econômicas para fins de atos públicos de liberação, como, por exemplo, licenças, alvarás e cadastros.
O projeto traz ainda a possibilidade de instituição de um programa de conformidade fiscal, que visa incentivar a regularização de débitos, reduzir custos para os contribuintes, promover transparência e uniformidade na aplicação da legislação tributária.
O PLC reorganiza o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado. O governo poderá adotar meios adequados à solução de conflitos, tais como a conciliação, mediação e arbitragem. Também poderá celebrar transação para solução de débitos inscritos em dívida ativa e processos administrativos ou judiciais.
Discussão única
Projeto de Lei 224/2022, de autoria do deputado Professor Rinaldo (Podemos), declara de Utilidade Pública Estadual da Associação dos Apicultores de Angélica (Apiange), com sede e foro no município de Angélica.
Segunda discussão
Projeto de Lei 191/2022, do Poder Executivo, cria a Política Estadual de Alternativas Penais, com enfoque restaurativo, em substituição à privação de liberdade.
Primeira discussão
Projeto de Lei Complementar 8/2022 altera dispositivos da Lei Complementar Estadual 111/2005, norma que organiza a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e estabelece competência e estrutura dos seus órgãos, a organização e estatuto da respectiva carreira.
Projeto de Lei 250/2022, do Poder Judiciário, visa estabelecer, de forma expressa, que nas unidades jurisdicionais com atuação simultânea de dois ou mais juízes de direito, não sendo nenhum deles o titular, a administração do cartório caberá ao mais antigo na entrância, ressalvando-se a existência de deliberação contrária de ambos, devidamente comunicada à Corregedoria-Geral de Justiça.
Projeto de Lei 256/2022, do Poder Executivo, altera a Lei 61/1980, que trata dos critérios e as condições que asseguram aos oficiais da ativa da Polícia Militar do Estado o acesso na hierarquia policial-militar, mediante promoção, de forma seletiva, gradual e sucessiva.
O Projeto de Lei 248/2022, do Poder Executivo, que dispõe sobre o Sistema Ferroviário do Estado de Mato Grosso do Sul (SFE/MS) e os regimes de exploração dos serviços de transporte ferroviário de cargas e de passageiros, deverá ser votado na próxima semana, após pedido de vistas do deputado João Henrique (PL).
Notícias mais lidas agora
- Mãe de suspeito que fugiu da PM em bairro de Campo Grande é presa ao ameaçar militares
- ‘Brasil vive uma epidemia de processos judiciais’, diz Barroso durante evento em Campo Grande
- ‘Querem tirar o pouco lazer do trabalhador’: público repudia operação que fechou bares da 14
- VÍDEO: Seringueira centenária cai, atinge 5 carros, duas casas e interdita rua
Últimas Notícias
‘Um dos maiores alívios’, diz pai de Sophia sobre julgamento de morte de menina em Campo Grande
Mãe e padrasto de Sophia serão julgados pelo crime
Ministro da Defesa da Coreia do Sul assume culpa por lei marcial e entrega cargo
Medida teve alta rejeição do Parlamento, da oposição e do próprio governo
Está em busca de emprego? Funtrab oferta 1.008 vagas nesta quarta-feira
As vagas incluem 72 oportunidades para PCDs
Sabrina Sato produz leite materno mesmo após perder bebê: “Um pouquinho”
Após sofrer aborto espontâneo, Sabrina Sato abriu o coração e contou que ainda tem leite nas mamas; entenda o que aconteceu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.