Eleitores que perderam o título podem votar no segundo turno das Eleições de 2022. Existem duas formas de garantir o direito ao voto neste domingo (30).

A primeira delas é apresentando um documento com foto na hora da votação. Assim, são aceitos: Carteira de identidade; CNH; Identidade social; Passaporte; Carteira de categoria profissional reconhecida por lei; Reservista; Carteira de Trabalho.

Então, a outra forma é com o e-Título. Quem possui cadastro biométrico basta apresentar o título digital na hora da votação.

Contudo, eleitores sem cadastro de biometria precisam levar documento oficial com foto mesmo usando o título digital. Para as duas situações, os eleitores precisam estar com a situação regular na Justiça Eleitoral.

Por fim, o votante também pode utilizar o e-Título para verificar o local de votação, se houver perdido o título físico.

Até quando posso emitir meu título digital?

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o título digital pode ser emitido até o dia anterior à votação, ou seja, em 29 de outubro para o segundo turno.

Se o TSE proibiu celulares nas eleições, como vou usar o título digital?

O TSE proíbe celulares na cabine de votação. Quem optar por utilizar o título digital poderá levar o celular até o mesário da seção. Assim, o voluntário eleitoral irá ficar com seu telefone até que você retorne da cabine. Então, o smartphone ficará sob responsabilidade do mesário, que deverá ficar com o celular até de eleitores que forem utilizar o título físico.

Como instalar o aplicativo?

Para baixar o e-Título basta abrir sua loja de aplicativos, procurar por ‘e-Título’ e escolher a primeira opção que aparecer. Logo após o título do aplicativo está indicado que se trata de uma ferramenta da Justiça Eleitoral Brasileira. Clique em ‘baixar’ e faça seu cadastro após o app ser instalado.

Como me cadastrar no e-Título?

Com o aplicativo baixado e instalado, acesse o e-Título e aceite os termos de uso. Após, preencha as informações solicitadas pelo TSE, que são: nome do eleitor, data de nascimento, número do CPF, nome da mãe e nome do pai.

Por fim, selecione a opção ‘entrar no e-Título’ e depois confirme as informações passadas à Justiça Eleitoral. Logo, é só criar a senha e ativar o aplicativo.

Quais serviços encontro no e-Título?

  • Dados pessoais do eleitor;
  • Biometria cadastrada;
  • Número da zona e seção para voto;
  • QR Code para leitura no dia da eleição;
  • Mapa com o endereço do local de votação do eleitor;
  • Certidões de quitação eleitoral e nada consta criminal eleitoral;
  • Justificativa online de ausência, ou a lista de locais para fazer a justificativa presencial;
  • Emissão de guia para quitar débitos eleitorais.