Durou pouco mais de 1h30 a espera para os apoiadores de Eduardo Riedel (PSDB) esperarem para comemorar a vitória do candidato neste domingo (30), 2º turno de eleições em Mato Grosso do Sul. Os apoiadores receberam ao vivo a informação do resultado às 17h20, quando ficou definido pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) que o tucano estava matematicamente eleito.

Os apoiadores estão na sede do comitê, que fica na Avenida Ceará, em Campo Grande, aguardando o candidato. No entanto, antes do resultado, a assessoria divulgou que Riedel falará à imprensa após a apuração do reultado das eleições na sede do TRE-MS, o que deve acontecer até às 18h.

TRE-MS

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) foi o primeiro a finalizar a contagem dos votos no Brasil, com o candidato Eduardo Riedel (PSDB) matematicamente eleito no 2º turno neste domingo (30), às 17h20.

A contagem dos votos ainda continua, mas o resultado foi dado neste horário porque matematicamente o segundo colocado, Capitão Contar (PRTB), não tem mais como passar os votos de Riedel.

Riedel tem, até o momento, 56,51% dos votos, 759.362, contra 43,49%, 583.815 dos votos de Contar. São 1.463.812 votos até o momento, 92,96% das urnas apuradas.

Eleições

No primeiro turno, o candidato do PRTB ficou na liderança após a apuração dos resultados, com 26,71% dos votos válidos. Já Eduardo Riedel (PSDB) obteve 25,16% dos votos.

O tucano virou o jogo, fato historicamente raro no Brasil. Riedel conseguiu o resultado intensificando caminhadas de campanha neste 2º turno, quando visitou cidades do interior do Estado e foi aos principais debates eleitorais de Mato Grosso do Sul e sabatinas.

Contar decidiu ir somente no último debate, confiante nos resultados de pesquisa que o apontavam na liderança pela corrida ao Governo do Estado. Contar teve, ainda, apoio dos candidatos André Puccinelli (MDB) e Rose Modesto (União Brasil).

Ex-secretário de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel foi lançado candidato a governador de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2022 pelo PSDB. Nascido no Rio de Janeiro, é formado em Ciências Biológicas com mestrado em Zootecnia. Nunca concorreu a cargos políticos antes, tendo atuado a maior parte da carreira no setor privado.

Riedel chegou a ser nomeado uma das cem personalidades mais influentes do agronegócio brasileiro. Foi vice-presidente e diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica por seis anos, de 2015 a 2021.