Em , foram registradas 15 ocorrências policiais neste domingo (30), no das Eleições de 2022. O número é apontado pelo presidente do (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), Paschoal Carmello Leandro.

Conforme o presidente, das ocorrências, oito resultaram em prisões. Assim, outras sete não tiveram prisão em MS.

“Tivemos a colaboração de toda a força policial. Posso dizer que as eleições aqui em MS estão transcorrendo tranquilamente”, afirmou.

Projeto-piloto em MS

“Temos duas sessões do Senac fazendo o projeto-piloto, tivemos uma participação não muito grande”, disse Paschoal. Segundo ele, “alguns eleitores afirmaram que no primeiro turno já participaram, outros estavam bastante com pressa”.

Mato Grosso do Sul é um dos estados que participará do Teste de Integridade das urnas eletrônicas das Eleições 2022 com uso de biometria. Assim, o projeto-piloto será realizado no dia da eleição no Senac Horto, localizado na Rua do Parque, 75, no Centro de Campo Grande.

Então, vale lembrar que o ambiente do projeto-piloto com biometria é aberto ao público. A escola, pertencente à 53ª Zona Eleitoral, tem 553 eleitores aptos a votar em duas seções eleitorais e foi escolhida para sediar o procedimento inédito por atender aos critérios de logística do projeto.

Assim, a participação da população no teste é facultativa. Caso aceite, o eleitor apenas irá liberar a urna eletrônica, por meio da identificação biométrica.

Servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público, registrarão, então, voto aleatório, utilizando as informações de cédulas de papel previamente preenchidas pelas entidades fiscalizadoras. Por fim, é importante frisar que o eleitor não irá votar duas vezes.