O entre os candidatos (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB), que disputam o Governo de no segundo turno, acontece na próxima segunda-feira (17). Para a transmissão, será formada a maior rede de jornalismo do Estado, com reprodução ao vivo do confronto pela TVE, TV Imaculada, Difusora Pantanal e um pool com mais de 60 rádios do interior do Estado.

Esta é a maior rede de jornalismo já formada no Estado para a transmissão de um evento. O Jornal Midiamax, veículo online mais acessado no Estado – com mais de 30 milhões de visualizações mensais -, se une a emissoras de TV de sinal aberto a rádios que levarão o confronto para as regiões mais remotas, como assentamentos e fazendas.

O encontro vai priorizar o confronto direto entre os candidatos, que já confirmaram presença. Assim como no primeiro turno, quando o Midiamax reuniu os 8 candidatos ao Governo do Estado e teve recorde de audiência nas redes e em 72 emissoras de rádio, o debate da próxima segunda também será transmitido pela internet, TV aberta e rádios em todas as cidades de Mato Grosso do Sul.

O confronto está marcado para as 20 horas e durante 1h30 os candidatos Capitão Contar, primeiro colocado na disputa ao Governo com 26,71% da escolha dos eleitores, e Riedel, que ficou em segundo lugar com 25,16%, vão debater temas de importância para ajudar o eleitor sul-mato-grossense a definir seu voto.

O Debate Midiamax será transmitido em tempo real para os 79 municípios do Estado pela TV UOL, home do Jornal Midiamax, Facebook, YouTube, TVE, TV Imaculada Conceição, Rádio Difusora Pantanal e Rádio Independente 90,9 FM, além de um pool de rádios do interior de Mato Grosso do Sul.

Além de poder acompanhar o debate ao vivo no site do Jornal Midiamax, haverá também transmissão em tempo real no canal do YouTube e na página no Facebook, contando com transmissão nacional pela página do UOL e também cobertura pelo Twitter.

A TVE (Canal 4.1 em Campo Grande, 13.1 em e Região e Canal 15 da NET) vai retransmitir o sinal. Ou seja, a partir das 20h do dia 17 de outubro será possível assistir ao debate na íntegra nesses canais.

Além disso, o debate será transmitido na TV Imaculada Conceição (Canal 15.1 UHF e 521 da NET em Campo Grande), na Rádio Difusora Pantanal (101.9 FM) e também poderá ser acompanhado em tempo real por eleitores dos 79 municípios sul-mato-grossenses, em diversas outras emissoras do Estado que vão transmitir o evento.

As regras e temas do debate foram definidos durante reunião com representantes dos candidatos. O debate acontecerá em cinco blocos, seguindo modelo aprovado pelos candidatos.

Recorde nas redes

No 1º turno, o Debate Midiamax realizado entre os 8 candidatos ao Governo de Mato Grosso do Sul atingiu recorde de espectadores em todas as redes sociais. A transmissão foi feita pelos mais diversos canais para chegar aos eleitores de todo o Estado.

Foram 72 rádios, duas TVs abertas, além dos canais digitais da TV UOL – com chamada na homepage do maior portal de notícias do Brasil -, home do Jornal Midiamax – que conta com mais de 30 milhões de visualizações mensais -, Facebook (mais de 400 mil seguidores), YouTube e TikTok.

Além disso, houve cobertura minuto a minuto no Twitter, cortes de falas dos candidatos de todos os blocos no TikTok, Reels do Instagram e bastidores da cobertura nos stories.

O confronto entre os candidatos contou com participação dos espectadores e rendeu mais de 26 mil comentários somente na transmissão ao vivo pelo Facebook.

Somente pelos canais digitais, foram mais de 17 mil espectadores simultâneos. No total, a transmissão durou 3h e 23 minutos — contando os intervalos entre os blocos.

Procura por Debate Midiamax no Google (Reprodução Google)

O número de pesquisas pelo termo “Debate Midiamax” no Google atingiu a pontuação máxima de 100, às 20h da segunda-feira, horário de início do debate, confirmando o interesse do público em acompanhar o tradicional embate promovido pelo Midiamax.

Mato Grosso do Sul foi a região de origem da maioria dos espectadores. No entanto, o Midiamax recebeu acessos de outros estados como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso, e Pernambuco.

Midiamax no Twitter e Instagram

O confronto teve cobertura em tempo real pelo Twitter, que publicou resumo dos acontecimentos minuto a minuto. Entre os tweets do Midiamax e internautas, a #DebateMidiamax foi utilizada 136 vezes.

No Instagram, foram 367,5 mil visualizações em 26 reels com recortes de falas de candidatos e bastidores. Maior parte dos internautas era de Campo Grande, Dourados, Aquidauana, e Corumbá. Nos vídeos do reels, 64,9% do público que assistiu são mulheres de 35 a 44 anos.

Mais de 26 mil comentários sobre o Debate Midiamax

No Facebook, durante toda a live, foram 37,1 mil interações, entre comentários, reações e compartilhamentos. Foram mais de 26 mil comentários no Facebook sobre o confronto.

Do público que assistiu à transmissão por esta rede social, 57% eram homens e 43% mulheres. Maior parte da audiência era da faixa etária de 35 a 44 anos.