Câmara de Maracaju diz que suspensão de oito mandatos é temporária
No final da tarde desta quarta-feira (7), a Câmara de Maracaju publicou nota sobre a operação Dark Money, que suspendeu o mandato de oito vereadores. No comunicado, a Casa de Leis afirma que a suspensão dos mandatos é temporária. “A Câmara Municipal de Maracaju vem a público informar que o Departamento Jurídico não teve acesso […]
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No final da tarde desta quarta-feira (7), a Câmara de Maracaju publicou nota sobre a operação Dark Money, que suspendeu o mandato de oito vereadores. No comunicado, a Casa de Leis afirma que a suspensão dos mandatos é temporária.
“A Câmara Municipal de Maracaju vem a público informar que o Departamento Jurídico não teve acesso aos Autos do Processo e a íntegra das decisões proferidas. Somente das intimações que suspendem os mandatos temporariamente.
Entre os afastados, estão o presidente eleito da Casa de Leis, vereador Robert Ziemann (PSDB) e o primeiro secretário, Nenê da Vista Alegre (MDB).
Então, a Casa de Leis destacou que o vice-presidente Gustavo Duó (PP) assumirá as responsabilidades da presidência. Bem como Oséias Enfermeiro (Republicanos) passa a ser primeiro secretário.
“Providência essa necessária para dar andamento nas questões internas e financeiras da Casa”, destacou a Casa de Leis. Por fim, informou que “as demais questões sobre as sessões plenária serão decididas pelos vereadores remanescentes”.
Além de Gustavo e Oseias Enfermeiro (Republicanos), restaram outros três vereadores na Câmara de Maracaju. São eles: Luciano França (PSDB), Rener Barbosa (PSDB) e Vilmar Era do Gelo (Patriota).
Mandatos suspensos
Oito dos 13 vereadores de Maracaju estão com os mandatos suspensos após a deflagração da Operação Dark Money – Fase Mensalinho.
O Jornal Midiamax apurou que também estão afastados Hélio Albarello (MDB) – que foi presidente na legislatura passada –; o segundo vice-presidente, Jeferson Lopes (Patriota). O primeiro secretário da Mesa Diretora, Antônio João Marçal de Souza, o Nenê da Vista Alegre (MDB); Ilson Portela, o Catito (PSDB); Laudo Sorrilha (PSDB). Ludimar Portela, o Nego do Povo (MDB); e João Gomes Rocha, o Joãozinho Rocha (MDB).
Procurada, a assessoria da Câmara informou que não tinha detalhes da ação, já que os policiais civis cumpriram os mandados nesta manhã. O prefeito Marcos Calderan (PSDB) disse não ter conhecimento da operação, já que cumpre agenda em Bonito.
Operação em Maracaju
Na 3ª fase da investigação do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), foi identificado pagamento de propina a vereadores durante os meses de dezembro de 2019 e novembro de 2020. As propinas eram pagas por ordem do então prefeito Maurílio Azambuja (MDB) que, com o aval de outros servidores, tinha como objetivo afrouxar a fiscalização das contas da prefeitura pela Câmara, além de aprovar projetos e leis de seu interesse.
O pagamento de propina tinha como objetivo impedir o funcionamento adequado do Legislativo, já que é de responsabilidade deles a fiscalização. Assim, a 3ª fase foi nomeada como ‘Mensalinho’ em referência ao esquema do mensalão, que era operado em nível federal.
As investigações do Dracco apontaram que 11 dos 13 vereadores que integravam a Câmara no período teriam recebido pagamentos indevidos oriundos dos desvios feitos na Prefeitura.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.