Pular para o conteúdo
Política

Na Unale, ministro do STF, Edson Fachin, destaca necessidade de poderes trabalharem juntos

Ministro falou no painel " Código eleitoral: Principais alterações e como podem impactar nas campanhas"
Arquivo -
Ministro Fachin durante fala na Unale
Ministro Fachin durante fala na Unale

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Edson Fachin, participou no da tarde desta quarta-feira (25) da 24ª conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), que está sendo realizada em . O ministro destacou que apensar do projeto de mudanças eleitorais, os poderes devem trabalhar juntos assim como previsto. O ministro falou no painel “Código eleitoral: Principais alterações e como podem impactar nas campanhas”

“No âmbito dessas transformações, dessas mudanças legislativas, os três poderes de estado devem trabalhar de forma harmônica. As reformas eleitorais não devem vir para apenas capturada pelas circunstâncias e fotografada por interesses conjunturais. As transformações devem atender interesses de permanência, interesses estruturais para evitar que a literatura jurídica se denomine como mecanismos indutores de fraudes normativas”

Ele disse que o novo projeto eleitoral é feito de altos e baixos. “Não se pode almejar unanimidade, mas há de se almejar sim o mínimo de coerência a estabilidade e previsibilidade”. 

Citou que o projeto de código pensa nas tecnologias. “Tem imposto (a tecnologia) pesados e suscetíveis desafios na preservação da legitimidade dos pleitos eleitorais”. Ele disse que esse desafio não é único do , mas de outros países também. 

Pontuou que a transparência com o dinheiro público é essencial, inclusive quando é destinada para partidos. “As campanhas eleitorais devem também se pautar por esse fio condutor”.

Por fim, apontou três premissas nas campanhas que se alinham com a possibilidade de mudança no código eleitoral. Sendo elas: assimetria nos processos comunicativos, o direito de informação constitucionalmente garantido, o controle judicial sobre esse direito deve ser excepcional. 
“A regra é a liberdade de expressão e o controle há de ser mínimo e excepcional. Estou profundamente convencido, do que a democrática é mais forte do que essas crises”.

 

Conferência

Com tema ‘Redesenhando os Caminhos do Parlamento’, o evento ocorre até a sexta-feira (26). Durante a conferência, serão realizados painéis sobre: marketing digital eleitoral, geração de trabalho e renda, tecnologia nos parlamentos, educação, saúde, empreendedorismo, mudanças no código eleitoral e modernização dos processos legislativos.

Os credenciamentos foram iniciados na última terça-feira (23). A sessão da (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) desta quinta-feira (25) foi suspensa, para que os deputados participem do evento.

Programação

Além da abertura oficial e eventos simultâneos realizados durante esta quarta-feira (24), a conferência conta com extensa programação nesta quinta e sexta-feira (26). Confira abaixo a programação completa, que também pode ser acessada no site oficial do evento. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados