Em sessão extraordinária na tarde desta sexta-feira (19), a Câmara Municipal de aprovou, por unanimidade, projeto de lei que autoriza a prefeitura a antecipar feriados municipais. Com isso, um decreto deve ser publicado nas próximas horas para oficializar o fechamento de serviços não essenciais a partir da próxima segunda-feira (22).

O texto foi enviado pelo prefeito Marquinhos Trad () pela manhã e a Câmara convocou às pressas sessão para autorizar o Executivo a decretar o fechamento total. Como é meramente autorizativo, o projeto vai permitir a antecipação de qualquer feriado municipal, já que não há citação direta de quais datas serão adiantadas.

“A urgente necessidade de medidas de , como medida preventiva e com a finalidade de desafogar os hospitais e unidades de saúde, nos faz antecipar feriados municipais, por decreto, em razão de medidas de combate à disseminação da novo coronavírus”, justificou Marquinhos.

Contrário ao lockdown, (PSD) esclareceu que votou sim para antecipar feriados. “Se fosse lockdown, jamais votaria sim. Quero deixar claro para as pessoas: sou favorável à antecipação dos feriados”, disse.

A sessão foi presidida pelo 1º secretário da Mesa Diretora, Delei Pinheiro (PSD). O presidente, Carlos Augusto Borges (), participou remotamente. “Voto sim porque não tem outra saída, precisamos dar ‘oxigênio’ para a saúde”, afirmou Carlão.

Camila Jara (PT) reconheceu a rigidez das medidas. “Sabemos que é medida amarga, mas necessária. Não temos leitos na cidade, fazemos um apelo para a população ficar em casa”, ressaltou.

Entenda

O Governo do Estado atualizou ontem o mapa do Prosseguir e Campo Grande é a única cidade com bandeira cinza. É a primeira vez no ano que a Capital entra na classificação mais rígida do programa, que recomenda o funcionamento de apenas serviços essenciais.

A ocupação de leitos está acima do limite reconhecido pelo Ministério da Saúde. Com 104,68% das UTIs lotadas, Campo Grande tem mais leitos do que o oficial, o que faz com que o índice esteja acima dos 100%, segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Com isso, a prefeitura decidiu antecipar feriados. Sem lockdown, a expectativa é que haja diminuição do contágio nos dias em que apenas os serviços essenciais vão operar.

“Há um prazo para evitarmos esse colapso. Acontece que as pessoas que ocupam os , muitos deles não vem da Covid, a gente evitando a circulação de pessoas e diminuindo os horários da noite, podemos cuidar de quem está com Covid”, declarou o prefeito ontem.