Deputados aprovam projeto do Judiciário que cria mais dois cargos de desembargadores em MS
Projeto do Judiciário segue para expediente
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram o Projeto de Lei nº 308/2021, que cria cargos no Poder Judiciário de MS. A proposta prevê mais dois desembargadores no Estado.
Com esse projeto e a aposentadoria de uma desembargadora, a previsão de três vagas para desembargador no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) coloca fim à disputa entre o Ministério Público Estadual e a seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A expectativa é de que o MPMS passe a ter quatro desembargadores indicados, assim como a OAB/MS já tem.
Na primeira discussão, o projeto recebeu 22 votos favoráveis e um voto contrário. O deputado Capitão Contar (PL) foi o único que não aderiu à proposta.
“Discordo da forma como esse projeto é votado aqui. Sem qualquer tempo adequado para discutirmos”, defendeu. Assim, disse que como cidadão “vendo dinheiro público sendo empregado nisso, não posso fechar os olhos e não enxergar uma grande incoerência”.
O deputado Herculano Borges (Solidariedade) votou com a maioria e disse que “o que temos que fazer é dar um voto de confiança”. Durante a primeira discussão, João Henrique Catan (PL) disse que “nossa constituição federal deu uma certa participação ao Poder Judiciário. Não cabe a nós, parlamentares, fazer esse juízo de valores”.
Em sessão extraordinária, os deputados deram pareceres pelas comissões permanentes da Casa. Presidida por Marçal Filho (PSDB), a Comissão de Serviço Público, Obras, Transporte, Infraestrutura e Administração foi favorável por maioria.
“Esse é um dinheiro do poder judiciário, que pode ser utilizado para ele como melhor lhe couber sem danos judiciais”, defendeu o presidente. Já na Comissão de Finanças e Orçamento, o presidente João Henrique disse que “a proposição visa o aperfeiçoamento da magistratura do poder judiciário estadual”.
Assim, a Comissão foi favorável e o projeto voltou para discussão entre os deputados. Na segunda discussão, 17 votaram a favor da criação dos cargos e Contar se manteve contrário. O projeto segue para expediente.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.