Após 58 dias de recesso parlamentar, vereadores de participam nesta quinta-feira (18) da sessão inaugural que marca o início dos trabalhos da 11ª Legislatura. Antes de ir ao Plenário, eles participam, neste momento, de reunião na Presidência. Conforme a assessoria do presidente da Casa, vereador (PSB), a pauta inicial é a definição das Comissões Permanentes e as bancadas. Ainda não há previsão se a composição final deve ser apresentada ainda nesta quinta-feira (18) ou somente na próxima semana.

Alguns dos vereadores chegaram há pouco para a conversa. É o caso de João César Mattogroso (PSDB), Edu Miranda (Patriota), Marcos Tabosa (PDT) e Alírio Villasanti (PSL). Do lado de fora, a banda da Guarda Civil Metropolitana se prepara para apresentação. Algumas pessoas já chegaram ao local e estão confirmadas as presenças do prefeito (PSD) e do secretário de Estado de Governo, Eduardo Riedel.

A sessão também marca o retorno oficial das atividades presenciais na Câmara, após meses de sessões transmitidas por videoconferência em função da . Eles já haviam se reunido de forma extraordinária na votação da autorização do município para compra de vacinas contra o Covid-19, em 13 de janeiro. A ocasião foi a segunda, após a posse, em que os parlamentares se reuniram na Casa de Leis.

No local, é permitida somente a entrada mediante o uso de máscaras e a regra é que não se poderá exceder 40% da ocupação. Ainda não há informação se parte do público será realocado do lado de fora, em local onde seja possível ver o Plenário. Ainda com pouco público, as regras de distanciamento social estão sendo mantidas dentro do prédio, mas do lado de fora já é possível ver algumas pessoas com distância inferior a 1,5 metros de outras.

Indicações

A movimentação para formação das comissões teve início nos bastidores, sobretudo, quanto à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), considerada a principal, pois analisa todas as propostas legislativas apresentadas, antes de serem votadas em plenário. A expectativa é que os tucanos indiquem João César Mattogrosso para a vaga. Ao todo serão  23 comissões permanentes e, em cada uma delas, são 5 membros. O PSD, maior bancada da Casa de Leis, tem direito a indicar dois nomes em cada um dos grupos, PSDB e Podemos, um vereador cada, e as demais legendas se organizam para apontar quem fica com a quinta vaga por meio de acordo.