Votação em mais de um dia é uma das opções para manter eleições 2020, diz TSE
Nesta terça-feira (26), o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro, Luis Roberto Barroso, citou algumas das alternativas que considera para manter as eleições municipais de 2020 mesmo com a pandemia do coronavírus. Entre elas, o ministro mencionou a possibilidade de realizar as votações em mais de um dia, para diminuir os riscos de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta terça-feira (26), o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro, Luis Roberto Barroso, citou algumas das alternativas que considera para manter as eleições municipais de 2020 mesmo com a pandemia do coronavírus. Entre elas, o ministro mencionou a possibilidade de realizar as votações em mais de um dia, para diminuir os riscos de aglomerações.
“São alternativas para levar um diálogo institucional para o Congresso, porque tudo dependerá uma emenda de constituição”, lembrou. De acordo com Barroso, realizar as eleições em mais de um dia é uma boa ideia, mas possui pontos fracos, como por exemplo os “custos elevados, porque tem alimentação de mesários e convênio com as Forças Armadas”.
Outra alternativa, seria ampliar o horário das votações, que passaria a ser das 8h às 20h. Segundo o ministro, esta solução aumentaria 50% da jornada eleitoral e “nem depende de emenda, dependeria apenas do TSE”.
A última opção para manter as eleições municipais deste ano seria realizar parcerias com o setor privado para doação de EPI (Equipamento de Proteção Individual) que atendesse o público eleitoral. Barroso explica que esta alternativa funcionaria por meio de “convocações a empresas privadas menos afetadas pela crise, para que façam doações de máscaras, álcool em gel, luvas e o que seja necessário para um eleição com segurança”.
“Nós vamos ter que ser criativos e ousados para levar a efeito essas eleições”, ressaltou. Sobre a junção das eleições municipais com nacionais, o presidente do TSE acredita que esta não seja uma boa alternativa.
De acordo com ele, são 750 mil candidatos apenas nas eleições de 2020. “Você acrescenta a esses 750 mil mais algumas dezenas de milhares de candidatos nacionais e cria um inferno gerencial, não me parece uma boa ideia essa coincidência de eleições”, justificou.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Edmilson atrapalha o romance entre Dhu e Wagner: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Madalena exige dinheiro que Osmar roubou de sua família: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Bia destrói fotos tiradas por Beto para a campanha: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Tobias descobre que Luís comprará fazenda para morar com Zuca: Resumo Cabocla, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.