Com apenas 6 respiradores, prefeito aposta em conscientização para evitar contágio

Com população de mais de 23 mil habitantes e apenas seis respiradores disponíveis, o município de Ivinhema – distante 298 quilômetros de Campo Grande, apostou na conscientização da população como medida principal para conter a disseminação do novo coronavírus COVID-19. Suspensão das aulas, fechamento do comércio, limitação no funcionamento dos serviços essenciais e toque de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com população de mais de 23 mil habitantes e apenas seis respiradores disponíveis, o município de Ivinhema – distante 298 quilômetros de Campo Grande, apostou na conscientização da população como medida principal para conter a disseminação do novo coronavírus COVID-19.

Suspensão das aulas, fechamento do comércio, limitação no funcionamento dos serviços essenciais e toque de recolher estão entre as medidas tomadas pela prefeitura. Mas, o que mais surtiu efeito foi o diálogo da gestão com os cidadãos, diante da explicação do risco de colapso no sistema de saúde.

“No início, no primeiro dia, gera todo um desconforto, insegurança da população, principalmente dos comerciantes preocupados com suas contas. Mas, usamos os meios de comunicação, contamos com apoio da secretaria, da promotoria, explicando que as medidas são necessárias para evitar colapso, tendo em vista que um município como o nosso e só temos seis respiradores”, detalhou o prefeito Eder Uilson (PSDB) ao Jornal Midiamax.

De acordo com ele, apesar de o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontar cerca de 23 mil habitantes, a população real é de quase 30 mil. No primeiro dia de comércio fechado, a situação foi um pouco tumultuada, mas após as explicações os ivinhemenses começaram a seguir as recomendações.

“95% estão seguindo. No geral, a população tem correspondido bem”, contou o prefeito. Com toque de recolher iniciado na segunda-feira (23), a cidade teve poucos registros de desobediência às determinações. Segundo a prefeitura, usina que atua no município está providenciando a doação de mais respiradores, mas até aumentar a quantidade equipamentos, a aposta é no cumprimento às recomendações de saúde pública para evitar o contágio.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula