Pular para o conteúdo
Política

Em nota, Prefeitura promete apurar porque Consórcio deixou trabalhadores sem ônibus

Após a manifestação no Terminal Morenão em que 100 mulheres foram contidas pela GCM (Guarda Civil Municipal) após atraso de linhas de ônibus nesta sexta-feira (15), a Prefeitura Municipal disse em nota que vai apurar se Consórcio Guaicurus teve responsabilidade na falta dos veículos. A empresa disse que a movimentação atípica do feriado pegou o […]
Arquivo -
(Marcos Ermínio
(Marcos Ermínio

Após a manifestação no em que 100 mulheres foram contidas pela GCM (Guarda Civil Municipal) após atraso de linhas de ônibus nesta sexta-feira (15), a Prefeitura Municipal disse em nota que vai apurar se teve responsabilidade na falta dos veículos. A empresa disse que a movimentação atípica do feriado pegou o Consórcio de surpresa.

Em nota, a prefeitura lamentou o corrido e explicou que na linha 072 (Terminal Morenão-Nova Bahia) ocorreu uma pane elétrica em um dos ônibus e o outro veículo que precisou sair da reserva para o substituir acabou chegando atrasado no terminal.

A prefeitura ainda pontua que, o veículo que deveria substituir imediatamente o ônibus estragado da linha 072, acabou indo para a linha 070, pois conforme a , a demanda de passageiros estava maior naquele momento.

“O Município irá averiguar os motivos da falha na linha 072, o que provocou todo o problema e, então, encaminhar as providências cabíveis, uma vez que a manutenção, preventiva e corretiva, dos veículos em circulação são de responsabilidade do Consórcio Guaicurus”, diz trecho de nota, que pode ser lida na íntegra aqui.

Spray de pimenta e armas

Depois que guardas usaram spray de pimenta e apontaram arma para as mulheres que se manifestavam no Morenão, a GCM (Guarda Municipal Metropolitana) deve abrir um procedimento administrativo para apurar a conduta dos envolvidos. O GPI (Grupo de Pronta Intervenção) atuou durante o protesto e é considerado a ‘elite’ da Guarda Municipal.

A manifestação envolvia, em sua maioria, diaristas e domésticas que estavam revoltadas pela falta de ônibus. Mesmo no feriado, elas precisavam trabalhar e relataram a dificuldade de usar o transporte público da Capital.

Ao Jornal Midiamax, a Guarda Municipal explica que a atuação foi feita para liberar os ônibus no terminal. Segundo o órgão, mesmo que a manifestação seja entendida como pacífica pelos envolvidos, é preciso dispersar para permitir o ir e vir dos passageiros.

A Guarda ressalta que todo cidadão tem o direito de se manifestar, contanto que não atrapalhe o direito dos outros de transitar. “A Guarda agiu como [age] em toda manifestação que ocorre. Se extrapola o direito de passagem, de ir e vir, temos que intervir. Elas estavam na pista, isso não pode”. No entanto, um vídeo registrado pelo Midiamax mostra os guardas utilizando o spray quando passageiras já estavam fora da pista.

Segundo a GCM, o spray de pimenta foi utilizado no ar e não direcionado às pessoas. Em posicionamento, a Guarda informa que o material é o menos letal e é utilizado para dispersão de pessoas.

*colaborou: Mylena Rocha

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
espanhol

Com Mbappé expulso, Real Madrid vence Alavés no Campeonato Espanhol

Mulher desaparece e tem dinheiro sacado após viajar para Ivinhema para conhecer ‘namorado virtual’

Mia Goth envia ajuda financeira a avó, Maria Gladys, em Minas Gerais

mexicano futebol setor privado

Pênalti bizarro: Goleiro dá as costas para Sergio Ramos no Campeonato Mexicano

Notícias mais lidas agora

Rota do Tráfico: Apreensão de drogas mais que dobra no primeiro trimestre em Mato Grosso do Sul

Sofrência garantida: chuva dá trégua e público corre para assistir show de Hugo e Guilherme na Expogrande

Fiéis celebram Domingo de Ramos e se preparam para Semana Santa em Campo Grande

Testemunha presenciou, mas filho nega assassinato de pai em Anhanduí e diz que tentava reanimá-lo

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista em zigue-zague estaria com sinais de embriaguez ao bater em caminhão e matou criança na BR-267

Não há informações sobre o parentesco do motorista e da família. 

Cotidiano

INMET emite alerta para chuvas intensas em 8 cidades de Mato Grosso do Sul

O aviso de alerta amarelo tem início neste domingo (13), e término às 10h de segunda-feira (14)

Esportes

Superliga da Melhor Idade reúne atletas de vôlei adaptado em Campo Grande

Campeonato reuniu equipes de 32 municípios de MS

Trânsito

Viatura fica danificada após servidor do Detran atropelar anta na MS-240 em Paranaíba

O servidor e a passageira não ficaram feridos.