Grupo que jogou spray em mulheres no Terminal Morenão é ‘elite’ da Guarda Municipal
O grupo que atuou no protesto de mulheres no Terminal Morenão na manhã desta sexta-feira (15) é considerado a ‘elite’ da GCM (Guarda Municipal Metropolitana) em Campo Grande. Durante a atuação no protesto, que envolvia em sua maioria domésticas, o grupo atuou com sprays e apontou arma para as manifestantes. O GPI (Grupo de Pronta […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O grupo que atuou no protesto de mulheres no Terminal Morenão na manhã desta sexta-feira (15) é considerado a ‘elite’ da GCM (Guarda Municipal Metropolitana) em Campo Grande. Durante a atuação no protesto, que envolvia em sua maioria domésticas, o grupo atuou com sprays e apontou arma para as manifestantes. O GPI (Grupo de Pronta Intervenção) é composto por guardas que passaram por treinamento do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) do Rio de Janeiro.
Há dois meses, a Guarda anunciou que o GPI atuaria em eventuais situações consideradas extremas, como aglomerações, invasões e desocupações. O grupo atuou nesta sexta-feira (15), durante um protesto de mulheres no Morenão, que estavam revoltadas com a falta de ônibus. Elas fecharam a passagem dos ônibus para chamar a atenção do Consórcio Guaicurus, não respeitou o horário da linha 070 e 072, atrasando-as para o trabalho.
O GPI, além do treinamento do Bope do Rio, ainda tem equipamentos diferenciados em relação aos outros guardas municipais: uniforme diferenciado, coletes à prova de balas e utilizam armamentos específicos, como pistola 380, espingardas calibre 12, granadas de efeito moral e armamento do calibre .40.
O grupo ainda atuou com o uso de spray contra as mulheres que protestavam no Morenão. Regina Lúcia, uma das trabalhadoras atingidas com o spray no olho estava revoltada com a falta de respeito e ainda conta que teve uma arma apontada para seu rosto.
Ao Jornal Midiamax, a Guarda Municipal explica que a atuação foi feita para liberar os ônibus no terminal. Segundo o órgão, mesmo que a manifestação seja entendida como pacífica pelos envolvidos, é preciso dispersar para permitir o ir e vir dos passageiros.
A Guarda ressalta que todo cidadão tem o direito de se manifestar, contanto que não atrapalhe o direito dos outros de transitar. “A Guarda agiu como [age] em toda manifestação que ocorre. Se extrapola o direito de passagem, de ir e vir, temos que intervir. Elas estavam na pista, isso não pode”. No entanto, um vídeo registrado pelo Midiamax mostra os guardas utilizando o spray quando passageiras já estavam fora da pista.
Segundo a GCM, o spray de pimenta foi utilizado no ar e não direcionado às pessoas. Em posicionamento, a Guarda informa que o material é o menos letal e é utilizado para dispersão de pessoas.
Aulas de etiqueta e linguagem não violenta
Vale lembrar que ainda na quinta (14), guardas foram convocados para um curso de ética, etiqueta e bem receber. Segundo a Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social), o objetivo é discutir a importância da ética, etiqueta e da linguagem não violenta entre os guardas.
Notícias mais lidas agora
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
Últimas Notícias
VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
Na Avenida Dr. Nasri Siufi na região do Jardim Tijuca
Grupo disfarçado de agentes da PF assalta casa de filho de Maluf no Morumbi
O imóvel fica no Morumbi, na zona sul de São Paulo
Cano marca no fim e Fluminense escapa de derrota para o Fortaleza no Maracanã
O Fortaleza estacionou nos 64 pontos
Caminhoneiro é flagrado dirigindo bêbado e oferece dinheiro a guardas municipais
Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22) na Avenida Gury Marques
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.