Pular para o conteúdo
Política

Deputados aprovam mudanças nas taxas de serviços do Detran e Refis do TCE

Os deputados estaduais aprovaram em sessão nesta quarta-feira (11), mudanças nas taxas de serviços do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e a partir de agora, as taxas de exames psicológicos para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou renovar, serão pagas diretamente nas clínicas designadas. Refis do TCE (Tribunal de Contas do Estado) também […]
Arquivo -
Deputados têm 23 projetos em pauta nesta terça-feira (11). (Luciana Nassar
Deputados têm 23 projetos em pauta nesta terça-feira (11). (Luciana Nassar

Os deputados estaduais aprovaram em sessão nesta quarta-feira (11), mudanças nas taxas de serviços do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e a partir de agora, as taxas de exames psicológicos para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou renovar, serão pagas diretamente nas clínicas designadas. Refis do TCE (Tribunal de Contas do Estado) também foi aprovado.

Sobre o Detran, quando chegou na Casa de Leis a proposta causou confusão entre os parlamentares, pois, segundo a justificativa apresentada pelo governo estadual, a atual sistemática de remuneração das entidades credenciadas para realização de exames de aptidão física e mental e de avaliações psicológicas a candidatos à obtenção da CNH tem se mostrado onerosa aos cofres públicos.

O projeto foi aprovado em primeira discussão, em outubro deste ano e voltou para a pauta nesta quarta-feira, com uma subemenda do deputado (DEM) estabelecendo limites nas taxas de serviços e garantindo que os valores não devem subir

Segundo a proposta, o Detran vai manter a atribuição de gerenciamento de todo o processo de formação do condutor, dentre outras atividades, o agendamento de exames aos usuários, expedindo protocolo de agendamento com as informações da data e do horário do exame, da clínica designada para sua realização, do valor a ser pago na clínica ou sua isenção e demais informações necessárias, como forma de distribuir equitativamente a quantidade de atendimentos entre as clínicas credenciadas, manter o controle e a fiscalização sobre a atividade e garantir a imparcialidade nos atendimentos. 

Refis

Entre as mudanças, o TCE propõe parcelar as multas das prefeituras em até 90%. A proposta do Tribunal de número 13/2019, já foi motivo de discussão na Casa de Leis em setembro, sendo retirado do sistema na época e reapresentado menos de dois meses depois.

Conforme o projeto, o TCE pretende fazer mudanças no FUNTC (Fundo Especial de Desenvolvimento, Modernização e Aperfeiçoamento do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul).

Prefeituras com dívidas no TCE de valor igual ou inferior a 120 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência), poderão, segundo a proposta, em parcela única, pagamento com redução de acordo com os prazos: de 90% até 60 dias; 80% até 90 dias; 70% até 125 dias.

Pagando em 12 vezes, a redução é de 40%, sendo a primeira parcela no valor de 10% do débito e as seguintes de valor não inferior a duas Uferms.

Ainda segundo o projeto, a redução poderá ser deferida aos devedores inadimplentes, em cobrança administrativa, inscritos em dívida ativa ou em execução judicial, incluindo aqueles que tenham débito já parcelado, que poderão repactuar pelo valor remanescente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Veículo usado em execução de advogado na fronteira é encontrado incendiado

Vacinação contra a gripe

Casos de gripe aumentam nas regiões Norte e Centro-Oeste, diz Fiocruz

25 quilos de skunk que era transportada em moto é apreendida na MS-289

Preço da Cesta Básica sobe em 15 de 17 capitais pesquisadas em abril

Notícias mais lidas agora

Cardeal norte-americano Robert Prevost é o novo papa, que adota nome Leão XIV

rota da celulose

Com investimento de R$ 217 milhões, Consórcio K&G leva Rota da Celulose em MS

Traficante abandona Ranger abarrotada de droga após perseguição em Campo Grande

Acusado de homicídio, cuidador de carro é esfaqueado várias vezes em Ponta Porã

Últimas Notícias

Charge

Habemus Papam

Esportes

Masters 1000 de Roma: Thiago Wild é único brasileiro a vencer estreia

Pela nona vez na carreira, o paranaense assegura presença na primeira rodada de um ATP 1000

Trânsito

Ônibus derruba poste e deixa parte de bairro sem energia em Dourados

Deixou parte do bairro sem energia

Brasil

Banco Central autoriza financeiras a emitir LCI

Resolução que autoriza as emissões por esse tipo de instituição