Pular para o conteúdo
Política

Com cargo ‘ameaçado’, Marun diz ter competência técnica para vaga no Conselho da Itaipu

O ex-ministro da Secretaria de Governo da presidência, deputado Carlos Marun (MSB) confirmou na tarde desta quarta-feira (2) que é real a possibilidade de que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) revogue sua nomeação para o Conselho de Administração da Itaipu Binacional. “Reconheço que o presidente Bolsonaro possui a prerrogativa de rever o ato do presidente […]
Arquivo -

O ex-ministro da Secretaria de Governo da presidência, deputado (MSB) confirmou na tarde desta quarta-feira (2) que é real a possibilidade de que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) revogue sua nomeação para o Conselho de Administração da Itaipu Binacional.

“Reconheço que o presidente Bolsonaro possui a prerrogativa de rever o ato do presidente Temer agora ou a qualquer tempo”, disse Marun, que teria mandato de deputado até o próximo dia 31 caso não tivesse renunciado.

A informação de que a nomeação de Marun para o conselho da Itaipu estaria ameaçada foi trazida pelo jornal Estadão nesta quarta. De acordo com a publicação, interlocutores de Bolsonaro teriam afirmado que o recém-empossado presidente estaria insatisfeito com a nomeação feita por seu antecessor, Michel Temer.

Isso porque o ato de Temer contrariaria a intenção de Bolsonaro de nomear apenas técnicos para cargos do segundo escalão – no qual está a vaga de conselheiro da Itaipu.

Todavia, o ex-ministro destacou que se sente preparado para ocupar o cargo de conselheiro e que tem competência técnica para tanto.

“Eu me sinto preparado, pois sou engenheiro, sou advogado, conheço a Itaipu desde a obra, já que como estagiário de engenharia andei por lá conhecendo detalhes técnicos dessa excepcional construção. Como morador em MS, conheço de forma especial as relações entre o e o Paraguai e como ministro aprofundei meu conhecimento sobre a governança de Itaipu”, destacou ao Jornal Midiamax.

Enquanto o presidente não bate o martelo sobre a permanência de Marun para o cargo, o deputado afirmou que está em preparação para a primeira reunião do ano do conselho, marcada para o próximo dia 10.

“O que me cabe agora é me preparar para a reunião e torcer para que este ato não seja revisto, porque gostaria de exercer a função e porque ela é muito importante para mato Grosso do Sul, neste momento, concluiu.

Itaipu

Os governos do Brasil e do Paraguai têm a atribuição de nomear a Diretoria Executiva da Itaipu Binacional, por meio de indicação da Eletrobras e da Administración Nacional de Electricidad (Ande). Para cada cargo reservado a um país, há um posto equivalente destinado à outra margem.

Já no Conselho de Administração, que é composto por 12 membros, seis deles são brasileiros e seis paraguaios – dois deles são representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, um de cada país. O Conselho de Administração reúne-se a cada dois meses ou em convocação extraordinária.

Informações prestadas na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, do ano passado, mostraram que a remuneração de um conselheiro de Itaipu chegava a cerca de R$ 27 mil por mês.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chuva causa erosão na barreira lateral do Córrego Segredo no Centro

Chuva de 34 mm alaga ruas e enche córregos de Campo Grande

Após temporal, bueiro transborda no bairro Coophatrabalho

Chuva intensa eleva tarifas de aplicativos de transporte em Campo Grande nesta quinta-feira

Notícias mais lidas agora

Vostok: Justiça de MS nega liberar R$ 277 milhões bloqueados de Reinaldo Azambuja

INSS: Em MS, CGU flagrou descontos ilegais em 100% dos aposentados analisados

Tereza Cristina vai comandar em MS federação do PP com União Brasil

‘Frustrante’: Chuva deixa barracos da Aldeia Água Funda tomados pela água

Últimas Notícias

Brasil

Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle, é cassado por faltar a sessões da Câmara

Chiquinho Brazão é acusado de mandar matar a vereadora do Rio Marielle Franco

Cotidiano

VÍDEO: Avenida Rachel de Queiroz com forte enxurrada e alagamento no Iracy Coelho

Vídeos mostram a Avenida Rachel de Queiroz com uma forte enxurrada e a Rua Prata das Águas no Iracy Coelho, tomada pela água durante o temporal nesta quinta-feira (24) em Campo Grande. A forte chuva que cai em Campo Grande causou transtornos e alagamentos em vários pontos. Entre sexta-feira (25) e domingo (27), o tempo … Continued

Cotidiano

VÍDEO: policial salva família presa em carro na enxurrada durante temporal

Durante o temporal desta quinta-feira (24)

Cotidiano

Rua fica tomada pela água durante chuva na Vila Olinda em Campo Grande

Campo Grande acumulou 34 mm de chuva até às 19h desta quinta-feira (24)