Bebês de até três anos vão receber leite em pó gratuito em Campo Grande

Programa da Prefeitura deve ser regulamentado em até 90 dias

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Bebês de até três anos vão receber leite em pó gratuito em Campo Grande
Leite será distribuído após cadastrado com Sesau (Reprodução: Sintratel-SP)

Mães com bebês de zero a três anos de vida poderão se cadastrar em um programa da Prefeitura de Campo Grande para receberem gratuitamente leite em pó, como forma de combate à desnutrição infantil no município.

É o que propõe o Programa de Nutrição Infantil chamado “Mais Leite”, sancionado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) nesta terça-feira (17). O programa deve entrar em vigor em até 90 dias, após publicação da lei.

Conforme o texto do projeto de lei, de autoria do vereador João César Mattogrosso (PSDB), o Programa poderá atender ainda gestantes, lactantes e nutrizes – mulheres que se encarregam da amamentação de outras crianças.

O leite em pó a ser entregue pela Prefeitura deverá ser enriquecido com ferro e isento de sacarose. A fórmula infantil será feita com predominância de proteínas do soro do leite, ao invés da caseína, e com redução do percentual de gordura láctea, segundo o projeto de lei.

Para João Cesar, a finalidade da proposta não é substituir a amamentação. Entretanto, a justifica como alternativa para os casos em que o leite materno não supre adequadamente os nutrientes necessários pelo bebê. O vereador explica que a medida deve priorizar famílias em situação de vulnerabilidade social.

A distribuição da fórmula será gerenciada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), somente após um cadastramento de beneficiários, conforme exigências a serem ainda regulamentadas pela Rede Municipal de Saúde.

Segundo o projeto, o Programa “Mais Leite” terá despesas oriundas de dotação orçamentária do município, com suplementos, se necessário. O texto da lei não informa até quantas famílias poderiam ser beneficiadas pelo programa.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula