Pular para o conteúdo
Política

Justiça rejeita recursos e mantém multa por aprovação de isenção da Cosip

Lei foi aprovada em época vedada por regras eleitorais
Arquivo -

Lei foi aprovada em época vedada por regras eleitorais

Os ex-vereadores Magali Picarelli (PSDB), Eduardo Cury (SD), Carla Stephanini, Edil Albuquerque (PTB), Coringa (PSD), Flávio César (PTdoB), Edson Shimabukuro (PTB), Jamal Salém (PR), José Chadid (PSDB) e Chocolate (PP), bem como os vereadores Chiquinho Telles (PSD), Gilmar da Cruz (PRB), Ayrton Araújo (PT), Carlos Borges (PSB) e Lívio Leite (PSDB), entram com recurso contra decisão que apenas reduziu de 21 mil para 5 mil multa aplicada a eles devido a aprovação do projeto que suspendia a cobrança da (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) por seis meses em .

A penalidade foi imposta porque a lei foi criada em ano pré-eleitoral. Na decisão do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) somente as argumentações do ex-vereador Airton Saraiva (DEM) foram aceitas e multa invalidada. Ele alegou que não foi candidato à reeleição e, por isso, não há possibilidade de ter votado a favor do projeto por interesse eleitoral.

Entre as firmações na decisão, está a citação da lei que veda que seja concedido benefício de natureza fiscal; suspensão temporária de tributo, a meu ver, é um tipo de isenção; quando se estuda direito tributário, aprende-se que não é o nomen iuris que se dá ao instituto que importa, mas sim sua natureza jurídica.

“E a natureza jurídica do ato objeto destes autos é de isenção; era um tributo de natureza vinculada e, embora tenha nome de contribuição, tem natureza jurídica de taxa, a qual foi suspensa durante o ano eleitoral e, por via oblíqua, criou um benefício para o eleitorado local”.

Caso

Os políticos foram penalizados porque a aprovação do texto ocorreu em maio, às vésperas do período eleitoral e, portanto, foi considerado como espécie de compra de votos, tendo em vista que a eleição em questão foi municipal, em 2016.

Segundo publicação no diário oficial do TRE-MS em 18 de agosto, a ação foi movida “por constatar vício de iniciativa da lei, bem como implicar a concessão de benefício fiscal, em ano eleitoral, na conduta vedada pelo art. 73, § 10, da Lei n.º 9.504/1997. 4”.Justiça rejeita recursos e mantém multa por aprovação de isenção da Cosip

Em 27 de junho daquele ano o então prefeito Alcides Bernal (PP) vetou a matéria, mas teve veto derrubado pouco mais de um mês depois, com promulgação da lei feita pelo presidente da Casa de Leis, João Rocha (PSDB). Sendo assim, a cobrança da taxa ficou suspensa por 180 dias.

A questão foi judicializada e teve várias idas e vindas, porém, por decisão do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato do Sul) no último dia 6 de julho, os consumidores não devem pagar os seis meses retroativos, que totalizariam mais de R$ 42 milhões aos cofres da Prefeitura. O Executivo não recorreu e deixou nas mãos do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Promotoria cobra medidas para transição transparente em Bandeirantes

Riedel participa de evento sobre Líderes dos Territórios Empreendedores

Rodolfo Nogueira susta decreto sobre proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica

No primeiro dia de base móvel da GCM, homem é preso furtando fios em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Rixa antiga e denúncia de trabalho escravo: o que se sabe de fazendeiro que matou vizinho em MS

mascarado-a-viagem-mato-grosso-do-sul-atuou-incorporado.jpg

Mascarado de ‘A Viagem’ leva vida discreta em Mato Grosso do Sul e diz que atuou incorporado: ‘Não lembro’

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

luciano huck angelica ataques de panico acidente mato grosso do sul

Luciano Huck expõe ataques de pânico de Angélica 10 anos após acidente em Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Cotidiano

Antes do Samu, vidas dependiam do ‘improviso’ de socorristas em Campo Grande

Em 2025, o Samu completa 20 anos desde a chegada em Campo Grande

Emprego e Concurso

Feira de Empregabilidade oferta 600 vagas em Campo Grande neste fim de semana

Além das vagas o evento contará com palestras e workshops gratuitos

Famosos

Filha de Mr. Catra é presa por suposta fraude contra idosos; saiba detalhes

Filha de Mr. Catra, Julia Garcia Domingues foi alvo da operação Falsa Portabilidade, que investiga uma quadrilha que aplicava golpes em idosos

Trânsito

Motorista em caminhonete derruba dois postes na Mato Grosso em Campo Grande

Semáforo caiu no asfalto