Posse aconteceu nesta terça no Senado

O até então suplente de Delcídio do Amaral e agora senador da República Pedro Chaves, tomou posse no Plenário do Senado nesta terça-feira (17). Pedro Chaves agradeceu a família, aos presentes, falou do momento de turbulência em que o País passa defende, defendeu o setor produtivo, destacou a importância da educação e lembrou de sua trajetória profissional como professor e reitor. Leia a um trecho do discurso e veja o vídeo:

“Nobre senadoras e senadores, autoridades presentes, meus querido familiares, cumprindo previsão constitucional,  assumo hoje um lugar na mais alta casa de leis do País, Em um momento de grande turbulência nacional, reitero compromisso de me pautar na mais absoluta conduta ética e republicana, trago comigo o abraço fraterno de Mato Grosso do sul, e em especial de Campo Grande, a cidade em que nasci e plantei raízes sólidas. Vim de um berço humilde, porém formado por pessoas de uma riqueza singular, com a capacidade de superar as adversidades e conviver com as diferenças, alicerçados nas bases do conhecimento para construir uma vida digna. Foi assim que por essa égide, me tornei um educador, inicialmente professor, depois reitor da Universidade para o Desenvolvimento do Estado da Região e Pantanal (Uniderp), onde criei cinco campi universitários no meu estado e fui pioneiro na educação a distância via satélite, criando mais de cem polos espalhados por todo o Brasil. Na universidade, tive uma postura suprapartidária, mantendo diálogos com as classes políticas de todas as matizes, o que me permitiu  ter a consciência da importância da política para solução dos graves problemas do nosso pais, Durante a ditadura, estive preso nos do navio Raul Soares em 1964…”

Chaves também defendeu o estímulo ao setor produtivo e o municipalismo e destacou o papel fundamental da educação na formação profissional e da cidadania. “Quero contribuir com meus pares na elaboração de propostas que possam resgatar a credibilidade do país no concerto das nações. Nosso país precisa de mais investimentos em eficiência, em conhecimento, em abertura de oportunidades”.

“Sou um novato no Senado, mas um veterano nas batalhas do cotidiano. Quero contribuir com meus pares na elaboração de propostas de reformas que possam resgatar a credibilidade do País no concerto das nações. Quero fazer da investidura que agora recebo um elemento colaborativo da construção nacional, pautado na convivência pacífica e respeitosa entre as diferenças e os diferentes, que creio ser o nosso grande balizador”, destacou Pedro Chaves.