Tucana e prefeito se ‘estranharam’ nesta manhã

Depois de cena embaraçosa protagonizada pela vice-governadora Rose Modesto (PSDB) e o prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP) por conta das demissões de diretoras de Ceinfs (Centros de Educação Infantil), vereadores classificaram a ex-colega de parlamento como ‘oportunista’ e ‘arrogante’. O episódio ocorreu na manhã desta sexta-feira (19) durante visita da ministra do desenvolvimento social, Tereza Campello.

O mal-estar começou quando Rose, durante discurso, disse que as exonerações foram “falta de ética e respeito aos profissionais da educação”. Neste momento Bernal já havia falado ao microfone e, portanto, não teve como responder na mesma hora. Porém quem estava lá presenciou as expressões do chefe do Executivo que repetia ‘isso é sacanagem’ enquanto ouvia as críticas. 

Alguns vereadores comentaram o ocorrido. Para Cazuza (PP), por exemplo, a atitude da tucana está relacionada a sua suposta candidatura como candidata à Prefeitura da Capital este ano. Isso porque, segundo ele, em nenhum momento houve manifestação tão contundente assim quando houve greve dos professores durante a gestão de Gilmar Olarte de quem era aliada.

“Em nenhum momento a vice-governadora saiu em defesa dos professores quando houve greve durante um longo período. Então para mim essa fala de hoje foi oportunismo eleitoral porque dizem que ela é pré-candidata para prefeita. Só pode ser isso porque essa fala não acrescenta em nada só fomenta discussão infundada”, falou.

Já para Luíza Ribeiro (PPS) a questão não tem a ver com falta de ética ou respeito sim que cada governo tem sua equipe. “Dizer isso é trazer relação política para aquilo que não deve. Toda instituição se organiza através de critérios. Essas demissões foram pontuais. Se os profissionais foram estavam há anos, parabéns pelo trabalho”, disse.

O legisladora ressaltou que no governo do Estado todos os secretários foram substituídos e nenhuma administração criticou, então a secretária Municipal de Educação, Leila Machado, merece respeito. E completou “que arrogância é essa de só eu sei fazer”, questionou referindo-se à época em a Secretaria de Educação era indicação do PSDB.

Caso – Na última quarta-feira (17) Bernal exonerou 18 diretores de Ceinfs e 24 diretores de escolas municipais, mais sete diretores adjuntos. A publicação foi feita em edição extra do Diário Oficial depois das 19h.