Maioria dos partidos deixou convenções para último dia

O dia D para a campanha eleitoral desde ano em , município a 228 quilômetros de Campo Grande, será na sexta-feira (5). É nessa data, a última permitida pela Justiça Eleitoral, que seis partidos promovem as convenções para escolha das candidaturas, dentre eles os possíveis protagonistas na disputa pela prefeitura, PR, PSDB e PMDB.

Além dessas siglas, que devem indicar, respectivamente, Délia Razuk, Geraldo Resende e Renato Câmara, também definem os rumos para esse pleito DEM, PSB, e PROS. Desses três, apenas o último fala em candidatura própria, com o advogado e empresário Elízio Brites.

O DEM é um aliado declarado do PSDB, tanto que as convenções de ambos os partidos ocorrem no mesmo lugar, a Câmara de Vereadores. Democratas apresentam seus nomes pela manhã, e em seguida, das 16h às 19h, será a vez dos tucanos, com o deputado Geraldo Resende encabeçando a majoritária.

Já o PSB do atual prefeito, Murilo Zauith, é o apoio esperado pelos tucanos. Tanto que o nome mais cotado para compor a chapa na condição de vice de Geraldo é o do arquiteto Rogério Yuri Farias Kintschev, que dirigiu o Iman (Instituto de Meio Ambiente) de Dourados na gestão socialista.

A vereadora Délia Razuk deve ser oficializada candidata à Prefeitura de Dourados pelo PR também na sexta-feira, ocasião em que o partido fará a convenção no Clube Nipônico, das 17h às 22h. Ela já recebeu apoio de nanicos, mas existe forte possibilidade de uma aliança com o PT.

Os petistas, por sua vez, decidem os rumos nessas eleições na quinta-feira (4). Além de levar para votação a possibilidade de dar apoio ao PR de Délia, eles também analisarão uma eventual aliança com o PMDB do deputado estadual Renato Câmara ou a ideia de candidatura própria, com o ex-reitor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Damião Duque de Farias.

Na sexta-feira, o PMDB reúne seus convencionais na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), às 19h, ocasião em que devem oficializar a candidatura própria do parlamentar Renato Câmara.

O PP de Wanderlei Carneiro, pré-candidato a prefeito, fará sua convenção na quarta-feira (3), no Palácio Jaguaribe, a sede do Legislativo municipal.

Enio Ribeiro (Psol), é até o momento o único nome oficializado em convenção partidária para disputar a Prefeitura de Dourados. Ele terá como vice a correligionária Vera Alves, líder do MSTB (Movimento Sem Terra Brasileiro).

O vereador Marcelo Mourão (PRP), que até então apresentou-se como pré-candidato a prefeito, ainda não divulgou a data da convenção de seu partido.