Pular para o conteúdo
Política

Mulheres na política: MS vai na contramão de aumento nacional e mantém média nas prefeituras em 8 anos

O número de vice-prefeitas eleitas em cidades de Mato Grosso do Sul se manteve o mesmo nas eleições de 2016 e 2020
Mariane Chianezi -
(Rovena Rosa/Agência Brasil)

A participação das mulheres na política tem crescido a cada ano e isso tem se refletido nas urnas nas últimas eleições no país. Recente levantamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostrou que o número de candidatas a cargos públicos cresceu no Brasil, com destaque aos cargos de vice-prefeitas.

Conforme o levantamento, o número de eleitas para o posto também aumentou no país. A quantidade de mulheres que se tornaram vice-prefeitas chegou a 834 em 2016. Em 2020, saltou para 927, um aumento de 11%. , no entanto, foi na contramão das estatísticas e manteve a média de vice-prefeitas eleitas nas Eleições de 2016 e 2020: 14 no total.

Comparando as Eleições Municipais de 2016 e 2020, a participação das mulheres em chapas eleitas teve pouca diferença. Em 2016, foram 21 chapas eleitas, com mulheres se elegendo prefeitas ou vice-prefeitas. Em 2020, foram 19 chapas que tiveram mulheres ocupantes nos cargos de chefe do Executivo ou na cadeira de vice.

Em , por exemplo, a então prefeita Adriane Lopes (PP) iniciou no paço municipal em 2016, se reelegendo vice-prefeita em 2020. Em 2022, a progressista assumiu o cargo de prefeita após renúncia do então prefeito (PSD).

Já em , nas eleições de 2016 e 2020, nenhuma chapa composta por mulheres se elegeu, porém, em 2021, em uma eleição suplementar, Vanda Camilo (PP), foi eleita prefeita após o então eleito, Daltro Fiuza, ter mandato impugnado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Zenaide Espíndola (MDB) assumiu o mandato de prefeita em Laguna Carapã em dezembro de 2023 após a morte do prefeito Ademar Dalbosco (PSDB). No ano de 2016, inclusive, uma cidade de Mato Grosso do Sul elegeu chapa composta por mulheres para prefeita e vice-prefeita.

Confira as cidades onde mulheres foram eleitas prefeitas ou vice-prefeitas nas eleições de 2016 e 2020:

1 – Assumiu como prefeita em 2022
2 – Assumiu como prefeita em 2023
3 – Mandato substituído por indeferimento de partido ou coligação
4 – Falecida em 2023

Candidaturas femininas

Ainda segundo os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) parcela de candidaturas de mulheres ao cargo de vice-prefeita cresceu 21% na comparação entre as eleições de 2016 e o pleito de 2020. A informação é do Portal de Dados Abertos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e representa mais do que o dobro do aumento de participação feminina registrado na disputa para prefeitura e câmaras municipais juntas, de 4 e 6 pontos percentuais, respectivamente.

Em 2020, foram 3.985 mulheres na corrida a vice-prefeitura, o que corresponde a 21,2% do total das candidaturas femininas registradas naquele ano. Nas eleições municipais anteriores, em 2016, 2.867 mulheres disputaram a vice-prefeitura, 17,5% do total de candidaturas de mulheres naquele pleito.

Chapas

Os dados da mostram que as chapas formadas somente por mulheres (concorrendo a prefeitura e a vice-prefeitura juntas) correspondem a pouco mais de 2% do total de chapas registradas. Nas últimas eleições municipais, as chapas em que as mulheres assumiram a disputa para prefeitura, mas com um homem como vice, corresponderam a 11% do total. Foram 2.140 candidaturas nessa situação no Brasil.

Já quando a figura masculina assume a cabeça de chapa, esse número aumenta. Foram 3.590 candidatos homens com mulheres candidatas a vice, 18% do total de chapas em disputa no pleito. Dentre o total de candidaturas, 67% são chapas compostas somente por homens.

O número de vitórias também é maior para as chapas com homens na disputa pela chefia da prefeitura e mulher como vice. Esse perfil de chapa corresponde 15% das candidaturas eleitas. As chapas compostas apenas por homens representaram 73% das vitórias.

No total, foram eleitas, em 2020, 651 prefeitas (12,1%), contra 4.750 prefeitos (87,9%). Para as câmaras municipais, foram eleitas 9.196 vereadoras (16%), contra 48.265 vereadores (84%).

Foto de capa: Rovena Rosa/Agência Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Aeroporto de Campo Grande teve fluxo de 130 mil passageiros em abril

Brasil notifica caso de gripe aviária à Organização Mundial de Saúde Animal

Empresa em Aparecida do Taboado abre 23 vagas nas áreas administrativa, industrial e agrícola

Idoso é executado a tiros em propriedade rural no interior de MS

Notícias mais lidas agora

Justiça vai ouvir empresários de tecnologia em ação que pede fim do contrato de R$ 59 milhões do Sigo

Advogado preso em MS liderava grupo que montou esquema de fraudes contra o INSS

onça s: Saul Schramm/Secom

Nem zoológico, nem Bioparque: onça que matou caseiro vai para instituto de São Paulo

Pintinho com “sobrancelha” nasce no Paraná e vira sensação nas redes sociais

Últimas Notícias

Mundo

NYU retém diploma de estudante após fala sobre Gaza

Universidade alegou quebra de regras e disse que ele “enganou” sobre o conteúdo do discurso

Trânsito

‘Menino de ouro’: amigos lamentam morte de motociclista em acidente na BR-262

Amigos usaram as redes sociais para lamentar a partida do 'Gugu'

Cotidiano

Caminhão derruba mastro, não assume prejuízo e deixa família com criança autista há cinco dias sem energia

Um incidente envolvendo um caminhão baú e fios de energia elétrica, na Rua Doutor Mário Quintanilha, na Vila Bandeirantes, em Campo Grande, acabou gerando transtornos para uma família, que está sem energia há cinco dias.  O técnico de informática Paulo Costa, de 37 anos, relata que o caminhão passou pela rua, e acabou puxando a … Continued

Cotidiano

PMA passa a integrar a rede de enfrentamento ao trabalho análogo a escravidão em MS

Iniciativa foi formalizada nesta sexta-feira (16), durante apresentação do procurador do Trabalho, Paulo Douglas Almeida de Moraes, coordenador de Erradicação do Trabalho Escravo do MPT-MS