O senador mais antigo da Casa, José Maranhão (PMDB-PB), fez o juramento

Um terço do Senado Federal, 27 parlamentares, tomaram posse neste domingo (1º) para um mandato de oito anos. Nesta legislatura, cinco senadores foram reeleitos e 22 assumem uma das 81 cadeiras do Senado pela primeira vez. Os outros 54 senadores têm mais quatro anos de mandato.

A sessão foi presidida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).  O senador mais antigo da Casa, José Maranhão (PMDB-PB), fez o juramento em nome dos novos parlamentares.

A oposição será renovada com Ronaldo Caiado (DEM-GO), Antonio Anastasia (PSDB-MG), Tasso Jereissati (CE) e José Serra (PSDB-SP). Quatro opositores históricos aos governos de PT. A base de apoio ao governo terá agora 53 senadores (66%) e a oposição, 27 (33%). Há também um independente.

O plenário e galerias ficaram lotados por familiares dos novos senadores. Eles foram chamados nominalmente e prometeram respeitar e cumprir a Constituição.

Eleição para presidência

O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), abriu a cerimônia para empossar os novos senadores. Após a posse, os senadores elegeram Renan como novo presidente da Casa.

Ele venceu Luiz Henrique (PMDB-SC) por 49 votos a 31. Um senador votou nulo. A votação é secreta.

Em seu discurso como candidato à reeleição, Renan destacou os trabalhos do Senado Federal no último biênio e a economia de recursos com os cortes de cargos comissionados. Também afirmou que é independente dos outros Poderes e que desempenhou uma “presidência coletiva”, discursou Renan.

“Senadoras e senadores o voto da confiança de todos. Os daqui são testemunhas que sou um homem de equipe e que jogo para  time e não para a plateia. Tenho por princípios dar oportunidades a todos. A presidência continuará a ser coletiva”

Também serão escolhidas hoje duas vice-presidências e quatro secretarias. A eleição desses cargos ocorre após a eleição de presidente e respeita o critério da proporcionalidade dos partidos.

Tomam posse neste domingo os senadores:

AC – Gladson Cameli (PP)

AL – Fernando Collor (PTB)

AM – Omar Aziz (AM)

AP – Davi Alcolumbre (DEM)

BA – Otto Alencar (PSD)

CE -Tasso Jereissati (PSDB)

DF – Reguffe (PDT)

ES – Rose de Freitas (PMDB)

GO – Ronaldo Caiado (DEM)

MA – Roberto Rocha (PSB)

MG – Antonio Anastasia (PSDB)

MS – Simone Tebet (PMDB)

MT – Wellington Fagundes (PR)

PA – Paulo Rocha (PT)

PB – José Maranhão (PMDB)

PE – Fernando Bezerra Coelho (PSB)

PI – Elmano Férrer (PTB)

PR – Alvaro Dias (PSDB)

RJ – Romário (PSB)

RN – Fátima (PT)

RO – Acir Gurgacz (PDT)

RR –  Telmário Mota (PDT)

RS – Lasier Martins (PDT)

SC – Dário Berger (PMDB)

SE – Maria do Carmo (DEM)

SP – José Serra (PSDB)

TO – Kátia Abreu (PMDB)