Pedido de vistas adia mais uma vez votação da Comissão Processante
Presidente da CCJ acompanhou parecer da procuradoria jurídica
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Presidente da CCJ acompanhou parecer da procuradoria jurídica
A Comissão Processante para apurar possíveis irregularidades cometidas pelo prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), foi protelada mais uma vez. Em reunião com os integrantes da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), o presidente Airton Saraiva (DEM) acompanhou parecer da Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal que aponta necessidade de maioria qualificada (20 votos) para instauração da processante. Mas houve pedido de vistas.
A decisão do democrata foi fundamentada com base no princípio da simetria com a Constituição Federal. De acordo com a Procuradoria, o Decreto-Lei 201/67, apesar de ter sido recepcionada pela Constituição de 1988, não o foi quanto ao quórum necessário. Nesse sentido, o parecer foi pela manutenção dos 20 votos.
Entretanto, Paulo Pedra (PDT), que é integrante da CCJ, pediu vistas. O pedetista faz parte da oposição e argumenta ser possível votação com maioria simples, ou seja, 15 votos para aprovar a instauração da Processante. “Tenho cinco dias para dar meu voto no CCJ. Vou contrapor Saraiva alegando que decisões do STJ e STF já foram tomadas com maioria simples”, disse referindo-se ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal.
Os vereadores proponentes da processante, Luiza Ribeiro (PPS), Thais Helena e Marcos Alex, ambos do PT, haviam apresentado requerimento pedindo que o Decreto Lei 201/67, Artigo 5º, Inciso II fosse colocado em prática. Nele há brecha para que a maioria simples, 15 votos, tenha autonomia para aprovar a processante. Caso haja consenso, os suplentes serão convocados e a votação, protelada há quase dois meses, pode ocorrer na próxima terça-feira (14).
Motivos – O trio de propositores apontou entre as irregularidades cometidas pelo chefe do Executivo o não cumprimento do piso salarial nacional dos professores; Excesso de cargos comissionados ultrapassando limite permitido por lei; Investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Fortaleza faz 3 a 0 no Inter e termina como melhor mandante do Brasileirão
Equipe cearense terminou o campeonato sem perder nenhuma partida jogando em casa
Vegetti brilha e Vasco termina Brasileirão com vitória sobre o Cuiabá
Cariocas terminam o Campeonato Brasileiro na 10ª colocação e garantem vaga para a Sul-americana
Trump pede cessar-fogo imediato na Ucrânia e não descarta retirar EUA da Otan
Donald Trump pressionou neste domingo (8) o líder russo Vladimir Putin a agir para alcançar um cessar-fogo imediato com a Ucrânia, descrevendo-o como parte de seus esforços ativos como presidente eleito para acabar com a guerra
Homem é detido pela GCM por descarte irregular de resíduos na Vila Fernanda
Jovem confessou ser usuário de drogas e que teria sido contratado pelo responsável por uma obra para realizar o descarte
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.