Deputado tucano tem dois filhos indicados para cargos na corte

O deputado estadual Professor Rinaldo (PSDB) explicou nesta terça-feira (24), o fato de dois filhos dele serem nomeados para cargos no TCE (Tribunal de Contas do Estado). Segundo ele, os dois são profissionais habilitados e as nomeações não têm relação com a carreira política dele.

“São maiores de idade, formados e foram contratados. Não são fantasmas, cumprem horário e então cabe ao tribunal dar explicações. São meus filhos, são capacitados”, disse o deputado quando questionado sobre as nomeações.

Os nomeados são Felipe Nunes Modesto de Oliveira e Caroline Daniele Macena de Oliveira Rosa. O primeiro para um cargo que paga até R$ 12 mil mensais, enquanto Caroline foi agraciada com uma vaga de assessora de gabinete II, cujo salário inicial é de R$ 4.381 – pode chegar ao dobro, caso receba benefícios por conta do cargo, por exemplo.

“Esta resposta tem que ser dada por eles (TCE). Os concursados têm todo direito de reivindicar e cabe ao tribunal explicar”, encerrou o tucano, rodeado por jornalistas ao fim da sessão desta terça-feira (24).

O STF (Supremo Tribunal Federal) já entendeu que a prática do nepotismo – nomeação de parentes – no setor público fere os princípios da impessoalidade, moralidade, eficiência e isonomia. O entendimento vem desde 2008, enquanto em Mato Grosso do Sul também há legislação que veda este tipo de ato.