Pular para o conteúdo
Política

Deputada tucana diz que discurso de vereador de Dourados é homofóbico e estuda ação jurídica

Sérgio Nogueira reafirma críticas ao governador do RS, mas nega crime
Marcos Morandi -
Deputada acompanhou sessão da Câmara em Dourados (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Presente na sessão desta segunda-feira (20) na Câmara Municipal de Dourados, a deputada estadual e presidente do PSDB Mulher em Mato Grosso do Sul, Lia Nogueira, disse que a fala do pastor e vereador Sérgio Nogueira tem sentido homofóbico. A parlamentar disse que o partido estuda uma ação jurídica contra ele.

Ao lado do vereador Diogo Castilho (PSDB), que protocolou na Câmara pedido para que a Comissão de Ética analise a fala do parlamentar, Lia disse que o comportamento do ex-colega tucano, que também é líder do prefeito, pode ser enquadrado em pelo menos três crimes: calúnia, difamação e homofobia.

“Estamos no mês de combate à homofobia e não podemos ter um parlamentar falando dessa forma. Foi um posicionamento infeliz, mas pelo histórico a gente já sabe como ele é”, disse a deputada. Ela relembra uma antiga fala de Sérgio, em 2014, quando o pastor sugeriu colocar gays em uma ilha.

Ainda segundo a deputada, como Sérgio Nogueira também fez críticas direcionadas ao PSDB, partido ao qual permaneceu até o mês passado, a direção nacional da legenda, o  PSDB Mulher e a diversidade tucana irão se posicionar e que a equipe jurídica analisa o discurso.

Para autor da denúncia na Comissão de Ética, Diogo Castilho (PSDB), a fala de Nogueira não pode ficar sem nenhuma resposta. “Por mais que os vereadores tenham imunidade durante os pronunciamentos na tribuna, é preciso ter respeito com as pessoas e arcar com o que se fala”, disse Castilho.

‘Não cuspa no prato que comeu’

Na plenária o vereador Rogério Yuri havia ocupado a tribuna na Câmara para protestar contra o discurso de Sérgio. “Eu gostaria que se retratasse ao partido que nos ajudou a chegar aqui, chegamos juntos pelo PSDB, recebemos, inclusive, doações do partido, então não cuspa no prato que comeu”, afirmou Yuri.

Para ele, o pastor e vereador está querendo inflamar a direita radical para criar novo factoide e assim estar na mídia. “Acho que o senhor foi indelicado, porque não é primeiro-damo, é primeiro-cavalheiro”, corrigiu.

Na mesma linha de críticas, outros vereadores também se manifestaram. Entre eles Tânia Cristina (PSDB). Na sessão anterior ela  já havia repudiado a fala de Sérgio e voltou a destacar que ele foi infeliz, bem como o vereador Fábio Luis (Republicanos), ligado ao movimento da direita.

‘Temos que ter respeito’

Ele disse que foi cobrado a se posicionar e no plenário afirmou que a fala de Sérgio “não é ser de direita, não é ser conservador e nem ser bolsonarista. Acima de tudo temos que ter respeito, educação e seguir a lei”, declarou Fábio Luis.

Após o pronunciamento dos colegas, o vereador Sérgio Nogueira voltou a se pronunciar em plenária. Durante sua fala, voltou a fazer críticas à gestão de Eduardo Leite, ressaltanto que o mesmo tem responsabilidades no que está acontecendo no Rio Grande do Sul.

Entretanto, com citações de jornais locais e também às publicações feitas pela mídia nacional, negou que tenha cometido homofobia ao dizer que fazer referência ao marido do goverandor Eduardo Leite como ‘primeiro-damo’. “Foi só eu que o chamei de primeiro-damo?”, se defendeu o vereador.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
aposentadoria

Indígenas isolados, idosos e doentes foram vítimas de fraudes contra aposentados

VÍDEO: imagens mostram acidente que matou motoentregador na Joaquim Murtinho

Real Madrid impede acerto de Ancelotti com CBF; Jorge Jesus é bola da vez para dirigir seleção

Carro capota em acidente nas proximidades da Câmara de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Ônibus que invadiu bar na Afonso Pena estava estacionado sem freio de mão puxado

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

VÍDEO: imagens mostram acidente que matou motoentregador na Joaquim Murtinho

Campo-grandense que matou taxista em Portugal é absolvido pela segunda vez em julgamento

Últimas Notícias

Trânsito

Prefeitura de Ribas emite nota sobre acidente onde ônibus invadiu bar na Afonso Pena

A administração municipal lamenta o ocorrido

Política

Gerson Claro se diz honrado ao ser citado por Tereza Cristina como nome ao Senado

Deputado teve o nome citado ao Senado pela ex-ministra

Esportes

Inter e Fluminense abrem vantagem na Copa do Brasil; Atlético-MG e Fortaleza empatam

Internacional que vem em boa fase sob o comando de Roger Machado sofreu para vencer

Esportes

São Paulo conta com ‘desencanto’ de Luciano para virar sobre o Náutico pela Copa do Brasil

O jogo de volta está marcado para o dia 20 de maio