Depois de guarda usar arma de choque, Olarte comemora início de curso

Guardas municipais começaram hoje curso para usar armas não letais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Guardas municipais começaram hoje curso para usar armas não letais

O prefeito Gilmar Olarte (PP) comemorou em seu Facebook o início do curso de armas não letais para guardas municipais nesta segunda-feira (23). “Na última semana tivemos a comprovação de que as ações conjuntas neste sentido favorecem diretamente a sociedade”, disse o prefeito em sua postagem.

Na última quinta-feira (19), populares registraram imagens de guarda municipal usando arma de choque para deter menor em bar nas Moreninhas. A assessoria da Guarda Municipal confirmou na ocasião que o uso da arma não letal ainda não é permitido, e que só será depois da conclusão do curso iniciado nesta segunda.

O secretário municipal Segurança Pública, Valério Azambuja, tomou conhecimento das imagens e pediu à Corregedoria para apurar imediatamente a ação. Confirmada a transgressão, serão tomadas medidas legais, que podem até resultar no afastamento do guarda.

Confira abaixo na íntegra a publicação de Olarte no Facebook abaixo.

A soma de forças para garantir a segurança da nossa população é essencial e na última semana tivemos a comprovação de que as ações conjuntas neste sentido favorecem diretamente a sociedade.

“Parte do efetivo da Guarda Municipal iniciou hoje o treinamento para atuar no policiamento ostensivo com armas não letais, em Campo Grande. A soma de forças para garantir a segurança da nossa população é essencial e na última semana tivemos a comprovação de que as ações conjuntas neste sentido favorecem diretamente a sociedade.

O efetivo da Guarda Municipal atuou nos dias de Carnaval auxiliando e dando suporte à Polícia Militar e o resultado foi uma redução de 50% no índice de violência. Isso demonstra que estamos no caminho certo. Embora a responsabilidade pela segurança pública seja uma atribuição específica do governo estadual e da União, cabe ao gestor municipal chamar também para si essa tarefa, já que cuidar de uma cidade envolve também assegurar a proteção de seus habitantes.

Estou felizes pela reciprocidade do comandante da Polícia Militar, coronel Deusdete Oliveira, que durante a solenidade hoje de manhã, mais uma vez confirmou que recebe de maneira muito positiva a iniciativa do nosso governo de integrar as forças da área da segurança na nossa Capital.”

Conteúdos relacionados

claudinho corrupção