Decreto de emergência e corte na limpeza geram crítica de vereadores
Vereadores ainda criticam contratos sem licitação
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Vereadores ainda criticam contratos sem licitação
Os vereadores de Campo Grande criticaram na manhã desta terça-feira (22), a situação de emergência decretada pelo prefeito Alcides Bernal (PP) devido as chuvas, que cita a epidemia de dengue. Eles querem saber o porquê da Prefeitura ter diminuído o serviço de limpeza em plena epidemia, o que vai contra as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que causa a dengue, zika e chikungunya.
Bernal decretou situação de emergência no dia 8 devido temporal que inundou ruas e casas, provocou desmoronamentos e causou uma morte. O decreto ainda cita o perigo de piorar a epidemia de dengue. No entanto, nesta semana a Prefeitura mandou reduzir alguns dos serviços prestados pela CG Solurb, que além da coleta de lixo, também é responsável pela manutenção dos canteiros, bocas de lobos, e varrição das ruas.
“Ao mesmo tempo que decretou situação de emergência, ele reduz o serviço de limpeza. Isso não faz sentido”, afirma o vereador Airton Saraiva (DEM) sobre a decisão do prefeito.
Os vereadores reclamaram que cortar o serviço de limpeza em plena epidemia é contraditório. A Câmara vai pedir justificativa a Prefeitura do porquê do decreto e qual embasamento.
Os vereadores ainda reclamaram que o decreto de emergência deixa a prerrogativa de que podem ser contratadas empresas sem licitação. Saraiva levantou a possibilidade de sustar o decreto.
A Prefeitura vai ter 15 dias para justificar e enviar o documento a Câmara. Se não responder, a casa pode pensar em sustar o decreto.
Dados epidemiológicos
De acordo com a Sesau, do dia 27 de janeiro a 21 de dezembro foram 10.403 notificações deste total, 4.013 casos confirmados de dengue, cinco com dengue grave e três mortes em decorrência da doença. Com relação à chikungunya, neste mesmo período ocorreram 119 notificações, com dois casos confirmados (importados). Quanto ao zika vírus, o levantamento feito pela Sesau revela 290 casos investigados com suspeita da doença, nenhum caso ainda foi confirmado.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Edital seleciona projetos para oficinas de artesanato
Inscrições poderão ser feitas de 23 de dezembro de 2024 a 21 de janeiro de 2025
Richarlison e Amanda Araújo anunciam sexo e nome do filho: “Muita gratidão”
Richarlison e Amanda Araújo realizaram um Chá Revelação e descobriram o sexo do primeiro bebê que estão à espera; saiba detalhes
VÍDEO: Homem é amarrado por populares após destruir carros em rua do Pioneiros
Equipes da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar foram acionadas e o suspeito foi preso
Na despedida de Beto, amigos relembram feitos de ex-superintendente na cultura de MS: ‘pessoa incrível’
Roberto Figueiredo foi assassinado por após se negar a dar R$ 200 para adolescente
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.