Secretarias da Juventude e da Mulher esperam boa vontade de Bernal há quatro meses
As secretarias da Juventude e de Política Pública para mulheres completou nesta quarta-feira (9) cinco meses no papel na administração do prefeito Alcides Bernal (PP). O projeto chegou a Câmara no dia 9 de maio, foi aprovado no dia 18 de junho, mas há quatro meses, ou 123 dias, está travado no gabinete de Bernal. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As secretarias da Juventude e de Política Pública para mulheres completou nesta quarta-feira (9) cinco meses no papel na administração do prefeito Alcides Bernal (PP). O projeto chegou a Câmara no dia 9 de maio, foi aprovado no dia 18 de junho, mas há quatro meses, ou 123 dias, está travado no gabinete de Bernal.
Quando o projeto estava na Câmara e não era aprovado por erros técnicos, Bernal tentava culpar os vereadores, alegando que estavam engessando a administração e prejudicando a população. Porém, após quatro meses, sem indicação de ninguém e por responsabilidade exclusiva da prefeitura, Bernal não explica porque não nomeou os secretários.
Na Câmara, a oposição está indignada com a demora e acusa o prefeito de emperrar as secretarias para tentar negociá-la em troca de vereadores para conseguir uma base de sustentação menos frágil na Câmara. Na semana passada o vereador Carlão (PSB) informou que pode integrar a base de sustentação de Bernal e que o acordo foi fechado depois que o prefeito prometeu dar uma secretaria ao PSB em troca de apoio. Todavia, não informou se o partido ficará com uma das secretarias que está no papel.
Ao justificar a criação das novas secretarias o prefeito disse que seriam necessárias para conseguir recursos do Governo Federal. Ele chegou a dizer que os vereadores seriam responsáveis pelas eventuais perdas decorrentes da demora para aprovação. Porém, segundo os vereadores, no orçamento enviado a Câmara não há nenhuma verba destinada as duas pastas, o que causou estranheza, já que o projeto está nas mãos de Bernal há quatro meses.
Quando o projeto estava na Câmara Bernal prometeu que se aprovado, em 10 dias indicaria os responsáveis e organizaria as secretarias, mas não cumpriu o que foi dito. No dia 2 de setembro, após 85 dias com as pastas emperradas, Bernal voltou a fazer promessa, garantindo que indicaria os responsáveis em 15 dias, mas após 23 dias da segunda promessa, ninguém comanda a secretaria que segue como fantasma na administração.
O projeto chegou na Câmara no dia 9 de maio, mas só foi aprovado no dia 18 de junho, segundo os vereadores, por erros de grafia e no remanejamento das verbas. Bernal achava que não deveria dizer de onde seria retirada a verba para criar as secretarias, já que poderia fazer isso por decreto. Os vereadores discordaram e exigiram a informação. Perto do projeto caducar, faltando quatro dias para vencer, o prefeito acatou o pedido dos vereadores e informou que a verba de R$ 1,8 milhão para as novas pastas seria remanejada da SAS (Secretaria de Assistência Social).
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.