Toda e qualquer estratégia só pode ser efetiva se antes for mensurável. Uma vez que, é preciso aprimorá-la constantemente para conquistar bons resultados. Assim, a análise de dados no Instagram é indispensável.

De acordo com dados da Meta, detentora do Instagram, a rede social já tem 2 bilhões de usuários ativos mensais em todo o mundo. Só no Brasil, são aproximadamente 99 milhões de perfis ativos na plataforma.

Em popularidade, o país só fica atrás dos Estados Unidos. Com isso, profissionais e empresas são capazes de alcançar um público bem amplo no Instagram para promover sua marca, produtos ou serviços.

Contudo, o número de concorrentes também é grande. Eles disputam intensamente a atenção do público dentro da rede social. Tanto que, somente quem tem algum diferencial se destaca.

Isso começa pela análise de dados no Instagram. As marcas precisam entender onde estão para encontrar o melhor caminho de “sair da mesmice” e criar uma base de seguidores engajados em sua proposta. Entenda abaixo!

Como fazer análise de dados no Instagram?

Em resumo, a análise de dados no Instagram é o que possibilita às marcas avaliarem o desempenho da estratégia da marca na rede social. Ou seja, ver o que está funcionando e o que não está.

Dificilmente, uma estratégia de marketing ou vendas fica boa o bastante logo de cara. Após tirá-la do papel e colocá-la em prática, aparecem diversas imperfeições que precisam ser corrigidas para que o profissional ou empresa alcance um ideal.

No Instagram, não é diferente. É necessário verificar constantemente o andamento das ações comerciais feitas na plataforma. Conteúdos compartilhados, dias e horários de posts, funções usadas, anúncios veiculados, parcerias, entre outros.

Sempre há alguma coisa para ajustar. Sendo assim, é imprescindível ter um olhar analítico para identificar erros em cada aspecto do posicionamento da marca. Então, promover melhorias para otimizá-lo.

Felizmente, o próprio Instagram disponibiliza uma ferramenta de análise de dados, isto é, o Instagram Insights. Trata-se de uma funcionalidade exclusiva de contas comerciais da rede social.

Lá você encontra um panorama geral do crescimento do perfil em determinado período. Como também, informações valiosas a respeito de características e atividades dos seguidores.

Além do Instagram Insights, você ainda pode usar outros meios para mensurar a eficiência do posicionamento da marca na rede social com precisão, como, por exemplo:

  • Gerenciador de anúncios do Facebooks (campanhas de tráfego pago);
  • ferramentas de terceiros;
  • pesquisas de mercado;
  • benchmarking.

Quais são as vantagens da análise de dados no Instagram?

De qualquer modo, existem diversas razões pelas quais a análise de dados no Instagram é uma prática indispensável para conquistar resultados expressivos na rede social. Entre as quais, destacamos:

Conhecer melhor seus seguidores

Primeiramente, você conhece melhor seus seguidores no Instagram quando analisa dados com frequência. Ou seja, compreende precisamente suas necessidades e preferências.

Dessa forma, você personaliza a estratégia de comunicação para atender ou até mesmo superar as expectativas do público. O que aumenta suas chances de engajá-los em sua proposta. 

Adicionalmente, comprar seguidores reais e engajados pode ser uma estratégia eficaz para ampliar sua base rapidamente, proporcionando um volume maior de dados para análise. 

Isso permite que você teste e refine suas estratégias de marketing com maior eficácia, ajustando-se não só às tendências observadas mas também maximizando o impacto de suas ações de engajamento. 

Com uma base maior, você tem a oportunidade de obter insights mais abrangentes e detalhados, potencializando suas campanhas e iniciativas de marketing no Instagram.

Nível de relevância dos conteúdos

Na análise de dados no Instagram, as marcas também entendem exatamente o nível de relevância das publicações as dores e desejos da audiência. O quanto geram valor aos potenciais clientes.

Elas conseguem identificar quais tipos de conteúdos promovem engajamento e quais não funcionam tão bem. Com isso, podem ajustar a estratégia para melhorar o desempenho das postagens. 

Tomadas de decisão informadas

A partir da análise de dados no Instagram, profissionais e empresas ainda tomam decisões mais informadas. Em vez de trabalhar com suposições, usam dados concretos para embasar suas ações.

Isso evita o investimento de tempo e energia em estratégias ineficientes. As marcas realizam movimentos certeiros e, consequentemente, aceleram o crescimento do perfil na rede social.

6 métricas para acompanhar na análise de dados no Instagram

Dito isso, o que acompanhar na análise de dados no Instagram? Quais são os indicadores de performance que mais podem te ajudar a conquistar resultados melhores na plataforma? Veja abaixo!

Engajamento

O engajamento refere-se às interações de visitantes e seguidores com os conteúdos publicados pela marca no Instagram. Curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos.

Ele indica o nível de interesse e envolvimento do público com o perfil. Se for alto, o índice de engajamento significa que suas postagens são relevantes e atrativas o bastante.

Alcance

Por sua vez, o alcance diz respeito ao número total de contas únicas que viram seus conteúdos durante um determinado período de tempo. O indicador de performance mede a visibilidade atual do perfil.

Quanto mais contas forem alcançadas, melhor. Só que, é bom que os usuários que cheguem ao perfil da marca sejam qualificados. Ou seja, tenham algum nível de interesse em sua proposta.

Crescimento de seguidores

Para verificar se o tráfego gerado para o perfil está suficientemente qualificado, compare o número de contas alcançadas com o crescimento de seguidores em um intervalo de tempo específico.

O ideal é que, a maioria dos visitantes sejam transformados em seguidores. Isso mostra a eficiência da estratégia da marca em prender a atenção do público para ampliar sua base de followers engajados.

Demografia do público

Entre as melhores métricas de análise de dados no Instagram, também está a demografia do público. Fique de olho em informações, como idade, gênero, localização geográfica e períodos mais ativos, por exemplo.

A demografia serve especificamente para colocar filtros em seus conteúdos, isto é, personalizá-los às características e atividades dos seguidores da marca na rede social.

Desempenho de Stories

No Stories, profissionais e empresas podem acessar insights exclusivos do formato de conteúdo. Reposts no Instagram, compartilhamentos, respostas, próximo Story, cliques no link, entre outros.

A opção é fundamental para uma avaliação ainda mais precisa do engajamento dos seguidores com a marca. Sobretudo, porque o Stories é a funcionalidade em que há uma relação mais próxima entre vocês.

Análise de anúncios

Cria campanhas de anúncios no Instagram? Periodicamente, verifique dados detalhados associados ao desempenho dos criativos para otimizar a publicidade da marca.

Fique atento ao alcance, impressões, custo por clique, taxa de conversão e retorno sobre o investimento, por exemplo. São métricas que fazem toda a diferença nos seus resultados.

Conclusão

Por fim, não dá para deixar a análise de dados no Instagram de lado. É o que orienta todas as ações do perfil da marca. Sem isso, será bem difícil superar seus concorrentes na rede social.

Então, acompanhe as principais métricas de resultados na plataforma para avaliar sua estratégia, identificar erros e promover as melhorias necessárias. Só assim, você pode conquistar resultados expressivos.